SE SOFRE DE PROBLEMAS DO CORAÇÃO, A DIETA MEDITERRÂNICA É A ESCOLHA CERTA
Gostou deste conteúdo? Partilhe
Uma dieta equilibrada é uma parte integrante e fundamental para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Adicionalmente, em pessoas que já têm doenças cardíacas, a dieta pode ser ainda mais decisiva e uma parte muito importante do tratamento.
Para responder à questão de qual a melhor dieta em pessoas com antecedentes de doença cardíaca, investigadores de Espanha propuseram-se a realizar um ensaio clínico, designado CORDIOPREV.
Assim, 1002 indivíduos com antecedentes de enfarte agudo do miocárdio ou com diagnóstico de angina de peito foram divididos em dois grupos:
• No primeiro grupo foi recomendada uma dieta mediterrânica.
• No segundo grupo foi recomendada uma dieta pobre em gorduras e rica em hidratos de carbono.
A população foi seguida durante 7 anos e os autores concluíram que a dieta
mediterrânica reduziu em cerca de 25% o risco de novos eventos cardíacos.
Este foi o primeiro estudo a demonstrar que em pessoas com historial de doença cardíaca, a dieta mediterrânica será preferível a outros tipos de dieta, que privilegiam a redução do consumo de gorduras em detrimento do maior consumo de hidratos de carbono.
A dieta mediterrânica caracteriza-se por um consumo elevado de alimentos ricos em fibra, hidratos de carbono complexos, ácidos gordos mono e polinsaturados, minerais, vitaminas e antioxidantes. Esta dieta é pobre em alimentos de elevado teor calórico e ricos em gordura saturada.
Saiba mais sobre a dieta mediterrânica e cuide do seu coração!
Referências:
1. Delgado-Lista J, et al. Long-term secondary prevention of cardiovascular disease with a Mediterranean diet and a low-fat diet (CORDIOPREV): a randomised controlled trial. Lancet. 2022;399(10338):1876-1885;
2. Delgado-Lista J, et al. CORonary Diet Intervention with Olive oil and cardiovascular PREVention study (the CORDIOPREV study): Rationale, methods, and baseline characteristics: A clinical trial comparing the efficacy of a Mediterranean diet rich in olive oil versus a low-fat diet on cardiovascular disease in coronary patients. Am Heart J. 2016;177:42-50.
Artigo de José Ferreira Santos - Cardiologista
- 28 jun 2022
Como médico, recomendo frequentemente aos meus doentes que mudem o seu estilo de vida para minimizar o risco ou controlar a sua doença cardíaca. Acredito que ter conhecimento significa ter o poder para fazermos melhores escolhas. As escolhas certas para termos uma vida longa, com mais energia e feliz. É essa a minha motivação pessoal!