Cardio da Vida
Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

SE SOFRE DE PROBLEMAS DO CORAÇÃO, A DIETA MEDITERRÂNICA É A ESCOLHA CERTA

Artigo de José Ferreira Santos - Cardiologista
28 jun 2022

Uma dieta equilibrada é uma parte integrante e fundamental para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Adicionalmente, em pessoas que já têm doenças cardíacas, a dieta pode ser ainda mais decisiva e uma parte muito importante do tratamento.

Para responder à questão de qual a melhor dieta em pessoas com antecedentes de doença cardíaca, investigadores de Espanha propuseram-se a realizar um ensaio clínico, designado CORDIOPREV.

Assim, 1002 indivíduos com antecedentes de enfarte agudo do miocárdio ou com diagnóstico de angina de peito foram divididos em dois grupos:

• No primeiro grupo foi recomendada uma dieta mediterrânica.

• No segundo grupo foi recomendada uma dieta pobre em gorduras e rica em hidratos de carbono.

A população foi seguida durante 7 anos e os autores concluíram que a dieta
mediterrânica reduziu em cerca de 25% o risco de novos eventos cardíacos.

Este foi o primeiro estudo a demonstrar que em pessoas com historial de doença cardíaca, a dieta mediterrânica será preferível a outros tipos de dieta, que privilegiam a redução do consumo de gorduras em detrimento do maior consumo de hidratos de carbono.

A dieta mediterrânica caracteriza-se por um consumo elevado de alimentos ricos em fibra, hidratos de carbono complexos, ácidos gordos mono e polinsaturados, minerais, vitaminas e antioxidantes. Esta dieta é pobre em alimentos de elevado teor calórico e ricos em gordura saturada.

Saiba mais sobre a dieta mediterrânica e cuide do seu coração!

Artigo de José Ferreira Santos - Cardiologista

Como médico, recomendo frequentemente aos meus doentes que mudem o seu estilo de vida para minimizar o risco ou controlar a sua doença cardíaca. Acredito que ter conhecimento significa ter o poder para fazermos melhores escolhas. As escolhas certas para termos uma vida longa, com mais energia e feliz. É essa a minha motivação pessoal!

MAIS ARTIGOS DO SEU INTERESSE:

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.