Cardio da Vida
Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

BAIXAR A TENSÃO ARTERIAL
ATRAVÉS DO EXERCÍCIO FÍSICO

Artigo de Vanessa Santos - Fisiologista do Exercício
24 mai 2022

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Cerca de 40% da população adulta sofre de hipertensão arterial, ou seja, tem pressão (ou tensão) arterial alta.

As recomendações para o tratamento da hipertensão arterial fornecem instruções específicas sobre a medicação, mas também enfatizam modificações no estilo de vida que incluem a regularidade de atividade física e exercício físico como tratamento capaz de reduzir a pressão arterial e prevenir ou atenuar a progressão da doença.

Vários artigos científicos têm reportado uma relação inversa entre o aumento da pressão arterial e a prática regular de exercício físico. O exercício físico realizado numa base regular ajuda a diminuir e controlar os valores de pressão arterial e reduz as suas complicações.

O exercício físico aeróbio de intensidade, duração e volume adequados promove um aumento da capacidade de exercício e leva a uma diminuição nos valores de pressão arterial – 5 a 7 mmHg nos valores de pressão arterial sistólica (máxima) e diastólica (mínima) em repouso, bem como reduções da pressão arterial durante o exercício.

Adicionalmente, estudos mais recentes sugerem que o exercício de força muscular resulta em reduções da pressão arterial iguais ou superiores em magnitude aquelas demonstradas com o exercício aeróbio. Por esse motivo, o exercício físico em pessoas com hipertensão arterial deve incluir uma variedade de exercícios combinados, conforme as mais recentes recomendações.

Para que os benefícios do exercício físico sejam conseguidos de forma segura, a pressão arterial deve estar em níveis razoavelmente controlados e a medicação otimizada. A progressão deve ser gradual e a pressão arterial deve ser vigiada regularmente durante e após o exercício. É contraindicada a realização de exercício físico quando a pressão arterial sistólica (máxima) é superior ou igual a 160 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (mínima) é superior ou igual a 100 mmHg. Adicionalmente, o início e o final do esforço devem ser graduais, evitando aumento ou reduções abruptas da pressão arterial.

Dose de exercício físico recomendada por semana
(intensidade moderada)

American College of Sports Medicine

5 a 7 dias por semana

Pelo menos 30 minutos de exercício aeróbio

2 a 3 dias por semana

(foco em exercícios para os grandes grupos musculares)

Para ser praticado de forma segura, o exercício físico deve ser preferencialmente acompanhado por um profissional e ajustado em função da evolução individual.

Artigo de Vanessa Santos - Fisiologista do exercício

Sou fisiologista do exercício, doutorada em atividade física e saúde, especialista em exercício clínico. Conheço bem os benefícios que o exercício físico promove na nossa saúde e o que me move é poder ajudar quem mais precisa, a prevenir e/ou recuperar patologias clínicas, através do exercício físico regular, promovendo estilos de vida ativos e saudáveis.

MAIS ARTIGOS DO SEU INTERESSE:

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.