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COMO DEVO CONTROLAR A INTENSIDADE DO EXERCÍCIO FÍSICO?

Artigo de Vanessa Santos - Fisiologista do Exercício
06 dez 2021

O exercício físico é um grande promotor de saúde, mas para ser benéfico e dar os resultados que pretendemos temos de o saber controlar na intensidade adequada.

O controlo da intensidade de esforço é um fator fundamental para a segurança da prática de atividade física e exercício.

O exercício físico deve se prescrito com uma intensidade adequada a cada pessoa, tendo em conta os seus limites e capacidades. O mesmo exercício pode ser realizado por duas pessoas à mesma intensidade e ter diferentes ganhos, porque todos somos diferentes e devemos realizar o exercício à intensidade mais adequada ao nosso organismo.

Sendo o coração o nosso motor, é importante sabermos como utilizá-lo durante a prática de exercício físico. Pela sua facilidade de utilização, o uso da frequência cardíaca é um dos parâmetros mais utilizados no controlo e manutenção da segurança do treino, denominada como frequência cardíaca de treino.

A frequência cardíaca é definida pelo número de vezes que o coração bate por minuto. Assim, podemos medir a frequência cardíaca de duas formas distintas:

A monitorização por cardiofrequencímetro ou através de um smartwatch é a forma mais segura, fácil e viável de medir a frequência cardíaca, permitindo ter acesso aos valores instantaneamente durante o exercício físico.

A frequência cardíaca de treino é definida através da sua frequência cardíaca de repouso e a sua frequência cardíaca máxima (pode ser determinada através de uma prova de esforço ou por equações de estimação). Peça ao seu médico assistente o seu valor de frequência cardíaca de treino para intensidades entre os 40 e os 60% do seu máximo. E a partir daí controle os seus treinos de forma segura e mantenha-se nos intervalos de intensidade adequados ao seu corpo.

Seja ativo mantendo sempre o seu coração em segurança.

A frequência cardíaca é definida pelo número de vezes que o coração bate por minuto. Assim, podemos medir a frequência cardíaca de duas formas distintas:

A monitorização por cardiofrequencímetro ou através de um smartwatch é a forma mais segura, fácil e viável de medir a frequência cardíaca, permitindo ter acesso aos valores instantaneamente durante o exercício físico.

A frequência cardíaca de treino é definida através da sua frequência cardíaca de repouso e a sua frequência cardíaca máxima (pode ser determinada através de uma prova de esforço ou por equações de estimação). Peça ao seu médico assistente o seu valor de frequência cardíaca de treino para intensidades entre os 40 e os 60% do seu máximo. E a partir daí controle os seus treinos de forma segura e mantenha-se nos intervalos de intensidade adequados ao seu corpo.

Seja ativo mantendo sempre o seu coração em segurança.
Referências:

1. American College of Sports Medicine. ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription.

Artigo de Vanessa Santos - Fisiologista do exercício

Sou fisiologista do exercício, doutorada em atividade física e saúde, especialista em exercício clínico. Conheço bem os benefícios que o exercício físico promove na nossa saúde e o que me move é poder ajudar quem mais precisa, a prevenir e/ou recuperar patologias clínicas, através do exercício físico regular, promovendo estilos de vida ativos e saudáveis.

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