PREVENIR DOENÇAS CARDIOVASCULARES:
QUANTO MAIS CEDO MELHOR

Artigo de José Ferreira Santos - Cardiologista
25 jul 2022

Se adotar um estilo de vida saudável enquanto for um jovem adulto, evitará o aparecimento de doenças cardiovasculares na meia-idade. Sabia que as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo?

No entanto, uma prevenção adequada pode reduzir em quase 90% o risco de desenvolver um enfarte agudo do miocárdio ou um acidente vascular cerebral (AVC) , entre outras doenças cardiovasculares potencialmente fatais. A prevenção cardiovascular deve iniciar-se o mais cedo possível na vida. Apesar disso, a maioria das pessoas apenas tem em conta o seu risco cardiovascular depois dos 40 anos ou quando já teve os primeiros sintomas ou sinais de doença.

Um estudo recente confirma a importância de promover a saúde nos jovens adultos para reduzir a possibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

Neste estudo foram analisados 4836 jovens, com 18 a 30 anos de idade, e foi determinado o índice de saúde cardiovascular, com base na medição de sete características individuais, nomeadamente:

Dieta saudável, avaliada por um questionário que incluiu a frequência de consumo de frutas, vegetais, leguminosas, cereais integrais, frutos secos, azeite, peixe, leite e derivados;

Prática de exercício, quantificada por minutos de atividade física moderada-intensa realizada semanalmente, sendo o ideal pelo menos 150 minutos por semana;

Consumo de tabaco, sendo obviamente o ideal não consumir;

Peso, sendo considerado ideal um índice de massa corporal (IMC) < 25kg/m2;

Pressão arterial normal, isto é: Pressão arterial sistólica ou “máxima” < 120 mmHg; Pressão arterial diastólica ou “mínima” < 80 mmHg.

Colesterol total < 200 mg/dL;

Glicemia em jejum < 100 mg/dL.

Com base na presença e ausência de cada uma destas sete características, a saúde vascular dos jovens adultos foi classificada em:

Depois de um seguimento dos participantes ao longo de 30 anos, as principais conclusões deste estudo foram:

• Os jovens adultos com uma saúde cardiovascular excelente tiveram menor probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, incluindo de morrer em consequência dessas doenças.

• Quando se compararam jovens adultos com saúde cardiovascular excelente com jovens adultos com saúde cardiovascular deficiente, os primeiros tiveram um risco 70%-90% menor de desenvolver eventos cardíacos durante a sua vida, até aos 50-60 anos de idade.

Numa era em que cada vez mais as crianças e jovens têm excesso de peso, são sedentárias e consomem dietas desequilibradas, este estudo relembra-nos que a promoção de um estilo de vida saudável deve iniciar-se o mais precocemente possível na vida, pois só assim podemos almejar uma prevenção eficaz de doenças cardiovasculares.

Quer adotar um estilo de vida
saudável e não sabe onde
começar?

Quer adotar um estilo de vida saudável e não sabe onde começar?

Artigo de José Ferreira Santos - Cardiologista

Como médico, recomendo frequentemente aos meus doentes que mudem o seu estilo de vida para minimizar o risco ou controlar a sua doença cardíaca. Acredito que ter conhecimento significa ter o poder para fazermos melhores escolhas. As escolhas certas para termos uma vida longa, com mais energia e feliz. É essa a minha motivação pessoal!

MAIS ARTIGOS DO SEU INTERESSE:

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.