Cardio da Vida
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COMO ADOTAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL EM 3 PASSOS

SENTE-SE MOTIVADO PARA ADOTAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL, MAS MESMO ASSIM NÃO CONSEGUE ALCANÇAR O SEU OBJETIVO? FIQUE A SABER QUE NÃO ESTÁ SOZINHO.
Para que uma mudança de comportamento resulte, precisamos de transformá-lo num hábito.

Um hábito é constituído por um ou mais comportamentos de rotina que se repetem regularmente e que tendem a acontecer de forma subconsciente. É quando um comportamento se torna num hábito que tende a perdurar, pois é nesse momento que deixamos de nos esforçar para que ele aconteça, já que surge de forma natural.
SENTE-SE MOTIVADO PARA ADOTAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL, MAS MESMO ASSIM NÃO CONSEGUE ALCANÇAR O SEU OBJETIVO? FIQUE A SABER QUE NÃO ESTÁ SOZINHO.
Para que uma mudança de comportamento resulte, precisamos de transformá-lo num hábito.

Um hábito é constituído por um ou mais comportamentos de rotina que se repetem regularmente e que tendem a acontecer de forma subconsciente. É quando um comportamento se torna num hábito que tende a perdurar, pois é nesse momento que deixamos de nos esforçar para que ele aconteça, já que surge de forma natural.

DEFINA O MOTIVO DE QUERER CRIAR O NOVO HÁBITO

Quero deixar de fumar porque:

Não quero ter um enfarte do miocárdio antes dos 60 anos;

Quero ter maior desempenho físico para correr a maratona;

Não quero parecer ter mais 20 anos do que na realidade tenho.

Quero comer melhor porque:

Quero perder peso;

Quero ter uma vida mais longa;

Quero sentir mais energia.

DEFINA O MOTIVO DE QUERER CRIAR O NOVO HÁBITO

Quero deixar de fumar porque:

Não quero ter um enfarte do miocárdio antes dos 60 anos;

Quero ter maior desempenho físico para correr a maratona;

Não quero parecer ter mais 20 anos do que na realidade tenho.

Quero comer melhor porque:

Quero perder peso;

Quero ter uma vida mais longa;

Quero sentir mais energia.

ESCOLHA APENAS UM HÁBITO PARA SER TRABALHADO E MELHORADO

Muitas vezes, existem vários hábitos que precisam de ser alterados, mas não devemos cair na tentação de mudar todos ao mesmo tempo. Um de cada vez.

Não existe um hábito certo para começarmos a ter uma vida saudável, todos são importantes. Além disso, quando conseguimos mudar um deles, os outros também se vão alterando e até sem darmos por isso. Por exemplo, se fizer mais exercício, pode dar por si a perder peso e a deixar de ter vontade de fumar, para conseguir ter um melhor desempenho físico!

ESCOLHA APENAS UM HÁBITO PARA SER TRABALHADO E MELHORADO

Muitas vezes, existem vários hábitos que precisam de ser alterados, mas não devemos cair na tentação de mudar todos ao mesmo tempo. Um de cada vez.

Não existe um hábito certo para começarmos a ter uma vida saudável, todos são importantes. Além disso, quando conseguimos mudar um deles, os outros também se vão alterando e até sem darmos por isso. Por exemplo, se fizer mais exercício, pode dar por si a perder peso e a deixar de ter vontade de fumar, para conseguir ter um melhor desempenho físico!

COMECE DE FORMA SIMPLES E AUMENTE A DIFICULDADE CONSOANTE AS VITÓRIAS PESSOAIS

Depois de escolher o hábito que quer mudar ou melhorar, defina um plano de ação e inicie com algo simples. Imagine que o hábito novo é uma alimentação mais saudável: pode começar por comer o dobro dos legumes ao almoço, em vez de retirar os hidratos de carbono (batatas, massas, arroz, etc.) logo no primeiro dia. Ao cumprir com o seu objetivo inicial, vai sentir-se bem. Esta motivação adicional permitirá aumentar a dificuldade do hábito que está a tentar implementar. Depois de durante 1-2 semanas comer o dobro dos legumes, o segundo objetivo pode ser não comer hidratos de carbono à refeição.

Começar pequeno e com coisas simples é decisivo para o sucesso do novo hábito de vida saudável! Se fizer apenas 1% do que precisa fazer todos os dias, e se for somando 1% regularmente, quando der por si, o hábito está instalado!

Se implementar estas 3 simples regras, iniciou o movimento para criar uma vida mais saudável. A partir daqui o mais importante é não desistir e ser persistente e consistente!

Não esteja à espera de resultados imediatos, pois podem tardar em aparecer! Em vez disso, foque-se no processo. Foque-se nas pequenas vitórias que irá obter ao conseguir implementar pequenas mudanças, que no final permitirão que o seu hábito ganhe forma.

COMECE DE FORMA SIMPLES E AUMENTE A DIFICULDADE CONSOANTE AS VITÓRIAS PESSOAIS

Depois de escolher o hábito que quer mudar ou melhorar, defina um plano de ação e inicie com algo simples. Imagine que o hábito novo é uma alimentação mais saudável: pode começar por comer o dobro dos legumes ao almoço, em vez de retirar os hidratos de carbono (batatas, massas, arroz, etc.) logo no primeiro dia. Ao cumprir com o seu objetivo inicial, vai sentir-se bem. Esta motivação adicional permitirá aumentar a dificuldade do hábito que está a tentar implementar. Depois de durante 1-2 semanas comer o dobro dos legumes, o segundo objetivo pode ser não comer hidratos de carbono à refeição.

Começar pequeno e com coisas simples é decisivo para o sucesso do novo hábito de vida saudável! Se fizer apenas 1% do que precisa fazer todos os dias, e se for somando 1% regularmente, quando der por si, o hábito está instalado!

Se implementar estas 3 simples regras, iniciou o movimento para criar uma vida mais saudável. A partir daqui o mais importante é não desistir e ser persistente e consistente!

Não esteja à espera de resultados imediatos, pois podem tardar em aparecer! Em vez disso, foque-se no processo. Foque-se nas pequenas vitórias que irá obter ao conseguir implementar pequenas mudanças, que no final permitirão que o seu hábito ganhe forma.

DICAS EXTRAS PARA QUE O SEU HÁBITO TENHA SUCESSO

  • Foque-se no que pode adicionar, em vez do que deve subtrair! Por exemplo, se quer ter uma alimentação mais saudável, preocupe-se em comer mais alimentos saudáveis. Quanto mais alimentos saudáveis comer, mais saudável é a sua alimentação, mesmo que coma alguns alimentos menos bons.

  • Procure substituir um hábito negativo por um positivo. Se frequentemente tem apetite por snacks, em vez de comer um doce, coma uma cenoura ou outro legume cru; em vez de estar nas redes sociais antes de ir dormir, leia um livro ou partilhe com alguém as suas conquistas do dia.

  • Procure apoio e motivação junto dos familiares e amigos. Ter incentivo é muito importante, quer para partilhar as vitórias, quer para o ajudar nas derrotas.

  • Crie as condições para que o seu hábito possa sair vitorioso! Se o seu objetivo é dormir melhor, não leve o telefone para o quarto, para evitar ser acordado por mensagens durante a noite; se quer comer melhor opte por fazer compras que incluam escolhas saudáveis.

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