PRIMEIROS PASSOS PARA ADOTAR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Artigo de Ana Carolina Soares - Nutricionista
19 out 2021
A prática regular de exercício físico promove diversos benefícios à saúde. Principalmente na doença cardiovascular, o exercício físico promove uma ampla variedade de adaptações benéficas. Reduz a taxa de mortalidade quando comparado com sedentários, promove uma melhor circulação sanguínea, melhora a função endotelial, reduz a inflamação, entre outras.

Quando se fala em exercício físico, de certeza que já ouviu falar no exercício aeróbio e anaeróbio, e, muitas vezes, estes dois conceitos são confundidos ou assumidos como iguais. Mas não…. É importante esclarecer estes dois tipos de exercício e os seus benefícios para a doença cardiovascular.
Os princípios de uma alimentação saudável são simples, o segredo está em assegurar a variedade, equilíbrio e quantidade de alimentos (de acordo com as necessidades individuais).
Os princípios de uma alimentação saudável são simples, o segredo está em assegurar a variedade, equilíbrio e quantidade de alimentos (de acordo com as necessidades individuais).

Por onde começar?

Planeie as suas refeições e organize o seu dia a dia alimentar;

Coma devagar e mastigue bem os alimentos, de modo a otimizar a digestão dos alimentos e manter uma boa saúde digestiva;

Beba 1,5 a 2 litros de água ao longo de todo o dia, para que o organismo mantenha um bom nível de hidratação. Evite beber refrigerantes e outras bebidas açucaradas;

Modere o consumo de bebidas alcoólicas;

Privilegie o consumo de produtos hortícolas em cru, cozinhados ou em sopa. Fornecem poucas calorias e são ricos em fibra, vitaminas e minerais. Inicie as refeições principais com um bom prato de sopa rica em hortaliças (couves, nabiças, alfaces, agrião) e legumes (cenoura, alho francês, tomate, nabo, brócolos, beterrabas, cebola). A sopa tem inúmeras vantagens: é saciante, de fácil digestão, ajuda a regular o apetite e melhora o funcionamento intestinal;

Inclua na sua alimentação diária os cereais integrais e derivados (milho, trigo, arroz, cevada, aveia, centeio), bem como as leguminosas (feijão, grão, lentilhas). São estes alimentos que nos fornecem energia para as nossas atividades diárias.

Privilegie o consumo de peixe, em detrimento do consumo de carne. Em relação ao peixe, o importante é variar, mas é desejável consumir 2-3 vezes por semana peixes gordos (salmão, sardinha, arenque, atum, cavala). Em relação às carnes, prefira carnes brancas (frango, peru, coelho) em detrimento das carnes vermelhas.

Planeie as suas refeições e organize o seu dia a dia alimentar;

Coma devagar e mastigue bem os alimentos, de modo a otimizar a digestão dos alimentos e manter uma boa saúde digestiva;

Beba 1,5 a 2 litros de água ao longo de todo o dia, para que o organismo mantenha um bom nível de hidratação. Evite beber refrigerantes e outras bebidas açucaradas;

Modere o consumo de bebidas alcoólicas;

Privilegie o consumo de produtos hortícolas em cru, cozinhados ou em sopa. Fornecem poucas calorias e são ricos em fibra, vitaminas e minerais. Inicie as refeições principais com um bom prato de sopa rica em hortaliças (couves, nabiças, alfaces, agrião) e legumes (cenoura, alho francês, tomate, nabo, brócolos, beterrabas, cebola). A sopa tem inúmeras vantagens: é saciante, de fácil digestão, ajuda a regular o apetite e melhora o funcionamento intestinal;

Inclua na sua alimentação diária os cereais integrais e derivados (milho, trigo, arroz, cevada, aveia, centeio), bem como as leguminosas (feijão, grão, lentilhas). São estes alimentos que nos fornecem energia para as nossas atividades diárias.

Privilegie o consumo de peixe, em detrimento do consumo de carne. Em relação ao peixe, o importante é variar, mas é desejável consumir 2-3 vezes por semana peixes gordos (salmão, sardinha, arenque, atum, cavala). Em relação às carnes, prefira carnes brancas (frango, peru, coelho) em detrimento das carnes vermelhas.

Artigo de Ana Carolina Soares - Nutricionista

Sinto um privilégio enorme por diariamente ter a oportunidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que me procuram. Acredito que um estilo de vida saudável faz bem ao corpo e à mente! Foco-me em adaptar hábitos alimentares saudáveis ao ritmo de vida de cada um, às suas necessidades e preferências. Nos meus tempos livres gosto de ler, ir ao cinema, passear na natureza e viajar.

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