
FAZER EXERCÍCIO FÍSICO
DIMINUI O RISCO DE AVC

Gostou deste conteúdo? Partilhe
Quer reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC)? Comece a mexer-se mais. Passar mais tempo a fazer qualquer atividade física, mesmo que de intensidade ligeira, associou-se a um risco inferior de AVC numa população de indivíduos de meia-idade.
Adicionalmente, a prática regular de atividade física de intensidade moderada intensa associou-se a um benefício adicional na prevenção do AVC, na população estudada.
Estas foram as principais conclusões de um estudo publicado recentemente numa revista científica de referência.
Este estudo incluiu:

Durante 7 dias consecutivos todos os participantes usaram um acelerómetro para medir os seus níveis de atividade física: ligeira, moderada intensa, comportamento sedentário.
Posteriormente, a população estudada foi observada durante um período médio de 7,4 anos.
• Durante este período ocorreram 286 AVC na população estudada;
• O risco de ter um AVC foi relacionado para o nível de atividade física e comportamento sedentário determinados.
Principais conclusões
• Fazer atividade física regular de intensidade moderada intensa, numa média de 25 minutos por dia ou de 3 horas por semana, reduziu o risco AVC em 43%.
• O sedentarismo, traduzido em mais de 13 horas por dia sentado e sem qualquer atividade física, aumentou o risco de AVC em 44%.

Como passar da teoria à prática?
Os resultados deste estudo reforçam a ideia de que qualquer exercício físico é sempre melhor do que nenhum e pode ter um impacto enorme na promoção da sua saúde!
25 minutos por dia de atividade física moderada-intensa (caminhar em passo acelerado, correr, andar de bicicleta, nadar e jogar ténis ou futebol, etc.) reduz o risco de AVC.


Se não conseguir cumprir com 25 minutos por dia, este mesmo estudo revelou que fazer as atividades diárias da casa, que exigem algum esforço físico, pode igualmente ser benéfico.
Aspirar a casa, limpar o pó, estender roupa, lavar a loiça, jardinar, ou mesmo fazer outro tipo de atividade física ligeira, durante 4-5 horas todos os dias, reduziu o risco de AVC em 26%.

O efeito é inferior ao da atividade física mais intensa, mas é uma excelente alternativa para quem não consegue ou não pode fazer um esforço maior.
Foi exatamente nos participantes mais sedentários deste estudo que o risco de AVC foi superior.
Por cada hora passada sentados, o risco de AVC aumentou em média 14%. Nestes participantes mais sedentários, o risco de AVC foi minimizado nos que evitaram estar sentados durante períodos muito longos!Este estudo demonstra o risco de AVC pode ser reduzido com medidas simples e que apenas dependem de cada um de nós!
Assim, lembre-se de fazer pelo menos 25 minutos por dia de atividade física moderada e de evitar estar sentado por longos períodos, poderá fazer toda a diferença na sua saúde.Passa muito tempo sentado? Avalie o seu risco.

Referências:
1. Hooker SP, et al. Association of accelerometer-measured sedentary time and physical activity with risk of stroke among US adults. JAMA Network Open 2022;5:e2215385.

Artigo de José Ferreira Santos - Cardiologista
- 07 jul 2022
Como médico, recomendo frequentemente aos meus doentes que mudem o seu estilo de vida para minimizar o risco ou controlar a sua doença cardíaca. Acredito que ter conhecimento significa ter o poder para fazermos melhores escolhas. As escolhas certas para termos uma vida longa, com mais energia e feliz. É essa a minha motivação pessoal!