Cardio da Vida
Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Dieta do Portfólio? Controle o colesterol e reduza o risco cardiovascular

Ana Carolina Soares

Ana Carolina Soares - Nutricionista

Publicado no dia 14 de fevereiro de 2024

Um estudo recente realizado por investigadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, associa a prática da dieta do Portfólio à redução do risco de doença cardiovascular (DCV) e de acidente vascular cerebral (AVC). O estudo revela que a dieta do Portfólio pode reduzir em 14% o risco destas doenças!

dieta portfolio

A dieta do Portfólio, ainda pouco conhecida, foi desenvolvida com vista à redução do colesterol-LDL e, consequentemente, à diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Este padrão alimentar apresenta um portfólio de alimentos que devem figurar no dia a dia alimentar:

Leguminosas: como feijão, grão-de-bico, lentilhas, ervilha, soja (favorecendo a ingestão de proteínas vegetais);

Cereais integrais: como aveia, cevada, arroz e quinoa integral (ricas em fibra solúvel);

Frutas: como maçãs, citrinos, frutos vermelhos (alimentos ricos em fitoesterois);

Legumes: como brócolos, couves, beringela, nabo (alimentos ricos em fitoesterois);

Frutos secos: como nozes e outras oleaginosas, como amêndoas, avelã e caju;

Sementes: de girassol e de linhaça, entre outras;

Gorduras vegetais insaturadas: abacate e óleos vegetais ricos em gordura monoinsaturada, como o azeite.

Apesar deste padrão alimentar estar associado à redução do colesterol-LDL, não se conhecia o seu efeito a longo prazo no risco de doença cardiovascular. Os investigadores basearam as suas conclusões em dados recolhidos de três amplos estudos observacionais, envolvendo 73.924 mulheres do Nurses Health Study (NHS), 92.346 mulheres do Nurses Health Study II (NHSII) e 43.970 homens do Health Professionals Follow-Up Study (HPFS), iniciados entre as décadas de 1980 e 1990 e com acompanhamento por 30 anos. Importante notar que, no início dos estudos, nenhum dos participantes apresentava doença cardíaca. A análise da dieta dos participantes, realizada a cada quatro anos por meio de questionários de frequência alimentar, teve em conta a sua similaridade com a dieta do portfólio e a relação com os parâmetros de saúde avaliados ao longo do tempo (triglicéridos, colesterol total, LDL, marcadores inflamatórios, ocorrência de enfarte ou AVC).

destaque dieta portfolio
destaque dieta portfolio mobile

O padrão alimentar da dieta do portfólio, tal como a dieta mediterrânica e a dieta plant-based, dá enfase à ingestão de alimentos vegetais, tais como: leguminosas, cereais integrais, vegetais, frutas, nozes e outras oleaginosas, sementes e gorduras vegetais insaturadas (azeite, abacate). Estes padrões alimentares também sugerem a redução do consumo de alimentos processados e de hidratos de carbono refinados (como pão branco e açúcar), em sintonia com as recomendações da American Heart Association. Por isso, todos nós podemos otimizar a nossa saúde geral e cardiovascular, adaptando as sugestões destes padrões alimentares ao nosso dia a dia alimentar.

Referências:

  1. Andrea J. Glenn, et al. Portfolio Diet Score and Risk of Cardiovascular Disease: Findings From 3 Prospective Cohort Studies. Circulation. 2023;148(22):1750-1763.

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.