Cozinhar com menos sal

Ana Carolina Soares

Ana Carolina Soares - Nutricionista

Publicado no dia 18 de junho de 2025

O consumo excessivo de sal é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, insuficiência renal e outros problemas de saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal não ultrapasse 5 gramas por pessoa, por dia, o que equivale a cerca de uma colher de chá. No entanto, grande parte da população consome mais do que o dobro desse valor. Reduzir o sal na confeção de alimentos é uma medida simples, eficaz e acessível para promover a saúde e prevenir algumas doenças.

Cozinhar menos sal
Muitas vezes, na confeção culinária, o sal é utilizado como principal ingrediente principal para realçar o sabor, mas existem diversas estratégias para reduzir o seu uso sem comprometer o paladar:

– Aposte em ervas aromáticas e especiarias: Substituir o sal por ervas aromáticas como alecrim, tomilho, manjericão, orégãos, salsa ou coentros pode conferir sabores intensos e agradáveis aos alimentos. Especiarias como açafrão, gengibre, cominhos, noz-moscada ou pimentas também acrescentam diferentes e intensos sabores aos alimentos. Estes ingredientes realçam o sabor e ainda trazem benefícios à saúde!

– Utilize ingredientes naturais: Alho, cebola, sumo de limão e vinagre (de vinho ou maçã), são excelentes alternativas para dar sabor e acidez aos pratos, contribuindo para reduzir a necessidade de sal. Tomate e pimentos também ajudam a intensificar o sabor dos alimentos. Na nossa cozinha, combinar alho com cebola fica sempre bem! Experimente usar o sumo de limão nas marinadas, ou para finalizar o tempero de saladas e legumes cozidos! Para temperar saladas junte a uma colher de chá de azeite, uma boa quantidade de sumo de limão, ou de vinagre de vinho, e ervas aromáticas (orégãos, coentros,…).

– A utilização de iogurte natural pode ser muito versátil na preparação de alimentos ou mesmo na sua finalização. Quando misturado com temperos, pode ser utilizado em marinadas, mas também pode servir como base de molhos para saladas.

Sugestões de molhos para saladas:
– Bata 1 iogurte natural, com o sumo de meio limão, pimenta a gosto e 2 colheres de sopa de ervas picadas (coentros, salsa, cebolinho, …).
– Bata 1 iogurte natural, com 2 colheres de sopa de polpa de tomate e 1 colher de sobremesa de vinagre. Junte 1 dente de alho picado e pimenta a gosto.
– Bata 1 iogurte natural, com 1 colher de sobremesa de mostarda e um pouco de vinagre.
Cozinhar menos sal

Reduza aos poucos a utilização do sal! A adaptação ao sabor menos salgado ocorre gradualmente. Reduzir o sal de forma progressiva, ao longo de dias ou semanas, permite que o paladar se ajuste sem causar estranheza.

Não leve o saleiro para a mesa e evite adicionar sal ao prato já pronto! Reduzir, sem excluir, o sal na confeção dos alimentos, é um passo importante para uma alimentação mais saudável. Com criatividade e uso de ingredientes naturais, é possível preparar refeições saborosas e nutritivas, protegendo a saúde cardiovascular e melhorando a qualidade de vida.

Pequenas mudanças na rotina alimentar podem fazer uma grande diferença para si e para toda a família!

Referências:

  1. Andrea J. Glenn, et al. Portfolio Diet Score and Risk of Cardiovascular Disease: Findings From 3 Prospective Cohort Studies. Circulation. 2023;148(22):1750-1763.

Referências:

  1. Direção-geral da Saúde. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. 2012.

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.