Cardio da Vida
Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Qual é a melhor altura do dia para treinar?

Artigo de Ricardo Escada - Fisiologista do Exercício
07 dez 2022
Para a maioria das pessoas, o desafio é… simplesmente treinar! Cerca de metade da população portuguesa não cumpre com os mínimos recomendados de atividade física regular. Se for esse o seu caso, o mais importante é mesmo começar hoje!

No entanto, para quem já pratica exercício físico regular, uma das perguntas que pode surgir é: Será melhor treinar de manhã ou à noite?

Saber qual a melhor altura do dia para treinar tem sido controverso entre os investigadores. Num estudo recente, os autores procuraram responder exatamente a essa pergunta!

Foram estudados 30 mulheres e 26 homens, não fumadores, saudáveis e com experiência de treino, divididos em dois grupos:

Ambos os grupos mantiveram uma dieta semelhante e foram submetidos ao mesmo plano de treino durante 12 semanas.

Principais conclusões

• As mulheres do grupo que treinava de manhã perderam mais gordura corporal e abdominal, obtiveram uma maior redução da pressão arterial e aumentaram mais a massa muscular nas pernas.

• As mulheres que treinaram à noite tiveram maiores ganhos de força e de massa muscular na parte superior do corpo, aumento da resistência e melhoria do humor.

• Para os homens as melhorias foram semelhantes independentemente do período em que treinaram, mas pareceu existir uma maior vantagem no treino da noite para a redução da pressão arterial, da sensação de fadiga, do nível de colesterol e na maior percentagem de gordura utilizada para obtenção de energia.

Este estudo sugere que a hora do dia em que treinamos (manhã vs. noite) leva a diferentes resultados e com manifestações diferenciadas entre géneros. No entanto, todos os participantes do estudo perderam peso e ganharam massa muscular.

Por isso, talvez o mais importante seja mesmo mantermos a consistência e regularidade do treino, independentemente da hora em que o fazemos!

Quer saber porque falhamos com o compromisso de sermos mais ativos?

Artigo de Ricardo Escada - Fisiologista do exercício

Gosto muito do que faço, faz parte do que sou! Mas também adoro partilhar momentos com a família e amigos. E viajar… adoro viajar. Mas para desfrutar ao máximo desses momentos há uma coisa que é preciso, Saúde! Para isso, acredito no equilíbrio entre o exercício, a alimentação, o descanso e a socialização para um bem-estar pleno.

MAIS ARTIGOS DO SEU INTERESSE:

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.