Qual é a melhor altura do dia para treinar?
Gostou deste conteúdo? Partilhe
No entanto, para quem já pratica exercício físico regular, uma das perguntas que pode surgir é: Será melhor treinar de manhã ou à noite?
Saber qual a melhor altura do dia para treinar tem sido controverso entre os investigadores. Num estudo recente, os autores procuraram responder exatamente a essa pergunta!
Foram estudados 30 mulheres e 26 homens, não fumadores, saudáveis e com experiência de treino, divididos em dois grupos:
Ambos os grupos mantiveram uma dieta semelhante e foram submetidos ao mesmo plano de treino durante 12 semanas.
Principais conclusões
• As mulheres do grupo que treinava de manhã perderam mais gordura corporal e abdominal, obtiveram uma maior redução da pressão arterial e aumentaram mais a massa muscular nas pernas.
• As mulheres que treinaram à noite tiveram maiores ganhos de força e de massa muscular na parte superior do corpo, aumento da resistência e melhoria do humor.
• Para os homens as melhorias foram semelhantes independentemente do período em que treinaram, mas pareceu existir uma maior vantagem no treino da noite para a redução da pressão arterial, da sensação de fadiga, do nível de colesterol e na maior percentagem de gordura utilizada para obtenção de energia.
Este estudo sugere que a hora do dia em que treinamos (manhã vs. noite) leva a diferentes resultados e com manifestações diferenciadas entre géneros. No entanto, todos os participantes do estudo perderam peso e ganharam massa muscular.
Por isso, talvez o mais importante seja mesmo mantermos a consistência e regularidade do treino, independentemente da hora em que o fazemos!
Quer saber porque falhamos com o compromisso de sermos mais ativos?
Referências:
1. Arciero PJ, et al. Morning Exercise Reduces Abdominal Fat and Blood Pressure in Women; Evening Exercise Increases Muscular Performance in Women and Lowers Blood Pressure in Men. Front Physiol. 2022;13:893783.
Artigo de Ricardo Escada - Fisiologista do exercício
- 07 dez 2022
Gosto muito do que faço, faz parte do que sou! Mas também adoro partilhar momentos com a família e amigos. E viajar… adoro viajar. Mas para desfrutar ao máximo desses momentos há uma coisa que é preciso, Saúde! Para isso, acredito no equilíbrio entre o exercício, a alimentação, o descanso e a socialização para um bem-estar pleno.