OBESIDADE E EXCESSO DE PESO | O QUE É?
Gostou deste conteúdo? Partilhe
Uma em cada duas pessoas tem excesso de peso e uma em cada quatro são obesas! Estes são números retirados do último relatório da OCDE, sendo que até 2050 estima-se que a obesidade continue a aumentar e venha a ser responsável pela redução em 3 anos na esperança média de vida e por um crescimento exponencial no número de pessoas com diabetes, doença cardiovascular e cancro.
O QUE É A OBESIDADE?
Excesso de peso e obesidade são definidos pela acumulação excessiva e anormal de gordura corporal, que pode prejudicar a saúde.
Para quantificar a obesidade, podemos usar vários indicadores, tais como o índice de massa corporal, o perímetro abdominal e a percentagem de gordura corporal.
ÍNDICE DE MASSA CORPORAL
O índice de massa corporal (IMC) é um índice simples, que é utilizado para classificar a relação entre o peso e a altura e que pode ser usado como um indicador de peso a mais.
O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura (em metros e ao quadrado).
- IMC = peso (kg) / altura (metros)2
Os resultados podem ser interpretados da seguinte forma:
- Baixo Peso: IMC <18,5
- Normal: IMC 18,5 a 24,9
- Excesso de peso: IMC 25 a 29,9
- Obesidade: IMC superior a 30
Um IMC superior ou igual a 30 é sinónimo de obesidade, sendo que valores superiores a 40, traduzem obesidade mórbida, com elevado risco para a saúde. Além do IMC, é possível quantificar a gordura corporal com recurso a outros indicadores, tais como o perímetro abdominal e a percentagem de gordura corporal.
PERÍMETRO ABDOMINAL
O perímetro abdominal, pode ser determinado da seguinte forma:
- Encontre a linha média (imaginária) entre a parte inferior da última costela e a parte superior da crista ilíaca (osso da anca)
- Coloque a fita métrica em volta da cintura, na altura da linha média
- Mantenha a fita métrica justa, mas não demasiado apertada
- Realize a medição após uma expiração normal
Os valores de referência para o perímetro abdominal, variam de acordo com o sexo, sendo indicativo de excesso peso os seguintes:
– Nos homens um perímetro abdominal maior ou igual a 102 centímetros
– Nas mulheres um perímetro abdominal maior ou igual a 88 centímetros
Mesmo com um IMC normal, um perímetro abdominal elevado associa-se a gordura visceral elevada e aumenta o risco de desenvolver doença cardiovascular.
PERCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL
A percentagem de gordura corporal pode ser determinada com recurso a vários métodos. O método mais simples e de fácil acesso é a utilização de uma balança com bioimpedância, na qual é medida a resistência elétrica do corpo, sendo extrapolada a percentagem de gordura corporal. A medição da gordura não é realizada de forma direta, sendo feita com recurso a fórmulas matemáticas e pode ser influenciada por vários fatores (tais como hora do dia, estado de hidratação, etc.).
Existem outras formas indiretas para medir a gordura corporal, tais como a medição de pregas cutâneas, no entanto, este método requer a execução por alguém com experiência.
Um método mais preciso e não invasivo é feito com um equipamento de raios-X de dupla energia, que pode medir diretamente a gordura corporal. Infelizmente este método é dispendioso e pouco acessível.
Os valores de referência para a gordura corporal, num adulto são:
QUAIS OS RISCOS DA OBESIDADE?
A obesidade associa-se a vários problemas de saúde, nomeadamente aumenta o risco de desenvolver:
Diabetes
Hipertensão Arterial
Colesterol elevado
Apneia do sono
Arritmias
Insuficiência Cardíaca
Doença coronária e Enfarte Agudo do Miocárdio
Fígado gordo e cirrose hepática
Cancro
Doenças osteoarticulares
Diabetes
Arritmias
Cancro
Hipertensão Arterial
Insuficiência Cardíaca
Doenças osteoarticulares
Colesterol elevado
Doença coronária e Enfarte Agudo do Miocárdio
Apneia do sono
Fígado gordo e cirrose hepática
QUE OUTRAS IMPLICAÇÕES PODE TER A OBESIDADE NA MINHA SAÚDE? COMO COMEÇAR A AGIR?
A obesidade associa-se a cansaço e falta de energia, o que pode dificultar a atividade física e contribuir para o humor deprimido.
Perder peso é um desafio e requer muita determinação e força de vontade. No entanto, reduzir apenas uns quilos pode ser o suficiente para aumentar a confiança e ganhar a energia para prosseguir em frente!
Saiba porque é emergente reconhecer a obesidade e comece hoje mesmo a melhorar a sua saúde:
Referências:
1. The Heavy Burden of Obesity: The Economics of Prevention. OECDiLibrary. 2023
2. Gallagher D., et al. The American Journal of Clinical Nutrition. Healthy percentage body fat ranges: an approach for developing guidelines based on body mass index. 2000. 72:694-701.
3. Powell-Wiley T. M., et al. Obesity and Cardiovascular Disease: A Scientific Statement From the American Heart Association. American Heart Association. 2021. 143:e984–e1010.