
MUITO TEMPO SENTADO? CONHEÇA AS CONSEQUÊNCIAS

Gostou deste conteúdo? Partilhe
Embora a American Heart Association, o American College of Cardiology e o American College of Sports Medicine, entre outras organizações líderes, tenham evidenciado que os comportamentos sedentários e a inatividade física são os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, uma percentagem considerável da população do mundo ainda apresenta altos níveis de sedentarismo e inatividade física.

Um estudo com 17.013 adultos canadianos acompanhados por uma média de 12 anos, relataram uma associação significativa entre o tempo sentado diário e a mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares.
Um estudo com 8.800 adultos australianos acompanhados por uma média de 6,6 anos, investigou a relação entre ver televisão (devido ao comportamento sedentário de estar sentado) e a mortalidade. Concluíram que quem assistia televisão por 4 horas por dia ou mais, tinha um aumento de 80% de risco de mortalidade por doenças cardiovasculares.

São, portanto, várias as investigações epidemiológicas que apresentam resultados robustos e consistentes na associação do comportamento sedentário, a vários desfechos para a saúde, como o aparecimento de doenças cardiovasculares e a mortalidade.
Por outro lado, a atividade física e o exercício físico de forma regular resultam em melhores níveis de aptidão cardiorrespiratória e previnem muitas doenças crónicas, principalmente as cardiovasculares.
Conclusão
Em suma, parece que o tempo sentado está associado ao aumento da mortalidade e a atividade física e exercício parecem atenuar as consequências cardiovasculares negativas. Por isso recomendo que faça pequenas pausas no seu comportamento sedentário e que aproveite para fazer uma caminhada em casa ou na empresa por breves minutos.
Passa muito tempo sentado? Saiba qual o seu risco e proteja o seu coração.
Referências:
1. Dunstan DW, et al. Television viewing time and mortality: the Australian Diabetes, Obesity and Lifestyle Study (AusDiab). Circulation. 2010;121:384–391;
2. Katzmarzyk PT, et al. Sitting time and mortality from all causes, cardiovascular disease, and cancer. Med Sci Sports Exerc. 2009;41:998–1005;
3. Lavie, C. J., et al. Sedentary Behavior, Exercise, and Cardiovascular Health. Circulation Research. 2019: 124(5), 799–815.

Artigo de Ricardo Escada - Fisiologista do exercício
- 27 mar 2023
Gosto muito do que faço, faz parte do que sou! Mas também adoro partilhar momentos com a família e amigos. E viajar… adoro viajar. Mas para desfrutar ao máximo desses momentos há uma coisa que é preciso, Saúde! Para isso, acredito no equilíbrio entre o exercício, a alimentação, o descanso e a socialização para um bem-estar pleno.