Hélder Dores - Cardiologista

Doping: quais os perigos para o coração?

Artigo de Hélder Dores - Cardiologista
Riscos cardiovasculares associados

Os esteroides androgénicos anabolizantes estão entre as substâncias ilícitas mais frequentemente utilizadas, tanto para fins estéticos, como para aumentar a massa muscular e potenciar o rendimento desportivo.  

Apesar de permanecerem por esclarecer alguns aspetos na relação direta entre estas substâncias e os seus efeitos cardiovasculares adversos, pelas inconsistências dos estudos publicados, decorrentes de diferentes doses analisadas, métodos de administração utilizados e duração da exposição, o seu uso desregulado associa-se a complicações muito graves. 

Riscos cardiovasculares associados

As complicações cardiovasculares dos esteroides androgénicos anabolizantes resultam fundamentalmente de lesões nas células do músculo cardíaco e do desenvolvimento de aterosclerose.

Riscos cardiovasculares associados

Mais especificamente, o risco de eventos cardiovasculares associados aos esteroides androgénicos anabolizantes surgem da alteração no perfil lipídico, tornando-o mais aterogénico com redução do colesterol HDL e elevação do colesterol LDL, calcificação vascular, disfunção biventricular, disfunção diastólica, alteração na modulação autonómica, elevação da pressão arterial, vasospasmo coronário, perturbações da condução e alterações miopáticas, como hipertrofia e fibrose miocárdica, constituindo substratos para a origem de arritmias potencialmente fatais, sobretudo durante a prática de exercício físico. Alguns estudos revelam que após a suspensão destas substâncias pode haver normalização da função sistólica em vários casos, mas a disfunção diastólica é irreversível e a aterosclerose/calcificação coronária está diretamente associada com o tempo de exposição. 

Riscos cardiovasculares associados

A complicação mais temida da cardiotoxicidade induzida pelos esteroides androgénicos anabolizantes é a morte súbita, mas estão descritos casos de enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e outros eventos tromboembólicos. Relativamente à morte súbita, apesar de os mecanismos precisos permanecerem indefinidos, estão descritos quatro mecanismos que podem justificar o seu risco pelo abuso de esteroides androgénicos anabolizantes: desenvolvimento de aterosclerose, formação de trombos, vasospasmo coronário e lesão miocárdica direta. 

Riscos cardiovasculares associados

A pesquisa do abuso de substâncias ilícitas deve ser sempre equacionada durante a avaliação médico-desportiva dos atletas, mas exige uma elevada suspeita clínica. Em indivíduos com alterações ou complicações cardiovasculares sem outra causa aparente, nomeadamente em praticantes de modalidades caracterizadas por predomínio de treino de força (ex. culturismo, halterofilismo ou exercício em ginásio em nível recreativo) ou naqueles que apresentem um desenvolvimento muscular esquelético desproporcional à intensidade ou volume de treino realizado. 

Riscos cardiovasculares associados

Apesar de ainda haver muito por clarificar nesta área e o real problema estar subestimado, a relação entre esteroides androgénicos anabolizantes e outras substâncias ilícitas com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares é óbvia e urge combater. A identificação precoce destes indivíduos e a sua sensibilização quanto aos potenciais riscos para a saúde dos esteroides androgénicos anabolizantes é essencial para prevenir as complicações clínicas.  

Não arrisque, não vale tudo para ganhar... jogue limpo, jogue com mais saúde!

Não arrisque, não vale tudo para ganhar... jogue limpo, jogue com mais saúde!

Referências bibliográficas:

1. Torrisi M, et al Sudden Cardiac Death in Anabolic-Androgenic Steroid Users: A Literature Review. Medicina. 2020;56(11):587.

2. Corona G, et al. Consequences of Anabolic-Androgenic Steroid Abuse in Males; Sexual and Reproductive Perspective. ld J Mens Health. 2021. doi: 10.5534/wjmh.210021.

3. Sivalokanathan S, et al. The Cardiac Effects of Performance-Enhancing Medications: Caffeine vs. Anabolic Androgenic Steroids. Diagnostics. 2021;11(2):324.

4. Albano GD, et al. Adverse Effects of Anabolic-Androgenic Steroids: A Literature Review. Healthcare. 2021;19;9(1):97.

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.