CONSEGUE MANTER O EQUILÍBRIO DURANTE 10 SEGUNDOS COM APENAS UMA PERNA?

Artigo de Ricardo Escada - Fisiologista do Exercício
06 set 2022

Se consegue manter o equilíbrio durante 10 segundos com apenas uma perna, é um bom sinal. Saiba o que isso pode significar para a sua saúde!

Sabemos há quase meio século que a falta de equilíbrio está associada a fragilidade e a um aumento do risco de quedas, que são responsáveis por aumento do risco de mortalidade, conforme tem sido descrito na literatura.

Recentemente, um estudo demonstrou que a incapacidade de ficar em pé, usando apenas uma perna, durante pelo menos 10 segundos, está fortemente ligada ao risco de morte e que pode ser um bom indicador da sua saúde física!

Saiba quais os componentes de treino mais importantes para a saúde do seu coração

Para o estudo, os investigadores avaliaram 1.702 pessoas no Brasil (68% homens), com idades compreendidas entre 51 e 75 anos. As pessoas tinham três tentativas para se manterem em equilíbrio sobre uma perna, durante pelo menos 10 segundos.

Verificou-se que a capacidade de se equilibrarem sobre uma perna reduziu com o aumento da idade e, por volta dos 70 anos, metade das pessoas não conseguiu completar o teste de 10 segundos. Estas tiveram 84% mais probabilidades de morrer durante um período de 7 anos, que se seguiu à realização do teste. Neste estudo, o equilíbrio, avaliado pela capacidade de estar pelo menos 10 segundos sob uma perna, permitiu identificar pessoas em risco.

O diretor de pesquisa da Clínica de Medicina do Exercício considera que apesar de se olhar muito para a aptidão aeróbia como um indicador de saúde, pouca atenção se tem dado ao equilíbrio, flexibilidade e força. “Estamos a acumular evidências de que esses três componentes da aptidão física são também importantes para uma boa saúde e ainda mais para a sobrevivência em idosos.”

Por enquanto, os investigadores não têm dados para mostrar que melhorar o equilíbrio no teste em pé pode afetar a sobrevivência. Mas o equilíbrio, que pode ser melhorado através do treino, tem uma influência direta na qualidade de vida das pessoas, sobretudo nos idosos.

Por isso, independentemente da sua idade, o conselho que partilhamos é que deve também treinar o equilíbrio de forma segura e/ou supervisionada.

Está pronto para iniciar atividade física?

Referências:

1. Kling J. Fall-Related Mortality Rising Among Older Canadians. Medscape Medical News. 2022;

2. Araújo C, et al. Successful 10-second one-legged stance performance predicts survival in middle-aged and older individuals. Br J Sports Med. 2022;bjsports-2021-105360.

Artigo de Ricardo Escada - Fisiologista do exercício

Gosto muito do que faço, faz parte do que sou! Mas também adoro partilhar momentos com a família e amigos. E viajar… adoro viajar. Mas para desfrutar ao máximo desses momentos há uma coisa que é preciso, Saúde! Para isso, acredito no equilíbrio entre o exercício, a alimentação, o descanso e a socialização para um bem-estar pleno.

MAIS ARTIGOS DO SEU INTERESSE:

Sabemos há quase meio século que a falta de equilíbrio está associada fragilidade e a um aumento do risco de quedas, que são responsáveis por aumento do risco de mortalidade, conforme tem sido descrito na literatura.

Recentemente, um estudo demonstrou que a incapacidade de ficar em pé, usando apenas uma perna, durante pelo menos 10 segundos, está fortemente ligada ao risco de morte e que pode ser um bom indicador da sua saúde física!

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.