COLESTEROL ALTO: QUE CUIDADOS DEVO TER COM A MINHA ALIMENTAÇÃO?
Gostou deste conteúdo? Partilhe
O colesterol é um elemento essencial ao nosso organismo. Basta lembrar que todas as membranas das células são constituídas por colesterol (além de outros elementos). O colesterol é fundamental à produção de determinadas hormonas (nomeadamente as sexuais), vitamina D e ácidos biliares, que participam na correta digestão das gorduras.
No entanto, quando o colesterol total e a fração de colesterol LDL (vulgarmente conhecido como “mau colesterol”) ultrapassam determinados valores, há um aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
O colesterol é produzido pelo nosso organismo, mas também é obtido através da alimentação. Por isso, se quisermos controlar os níveis de colesterol com a alimentação teremos que seguir algumas regras.
Quer adotar uma alimentação saudável e não sabe como começar? Clique Aqui
ALIMENTOS QUE AUMENTAM O COLESTEROL
Cuidados alimentares para quem tem colesterol alto
Os alimentos que auxiliam no controlo do colesterol são:
Vegetais
Ricos em fibra, ajudam a aumentar a saciedade e aumentam a excreção intestinal de colesterol. Inclua os vegetais nas suas refeições principais, na forma de sopa e no prato (ocupe metade do seu prato com vegetais crus ou cozinhados);
Frutas
Ricas em fibra. Consuma 2-3 peças de fruta/dia;
Cereais integrais e leguminosas
Ricos em fibra e “açúcares” não refinados. Introduza no seu dia a dia aveia integral, pão integral (com pouco sal), arroz integral, feijão, grão, etc.;
Frutos secos oleaginosos
Ricos em gordura insaturada e fibra, que contribuem para a redução do colesterol, nomeadamente da fração LDL. Acrescente ao seu dia um punhado de nozes, amêndoas ou avelãs.
Privilegie o consumo de peixe em relação à carne
Consuma 2-3 vezes por semana peixes gordos (sardinha, cavala, arenque, anchova, atum, salmão) e prefira carne “branca” (frango, peru, coelho). Nas peças de carne, retire toda a gordura visível e as peles;
Prefira o azeite para confecionar
Para temperar pode recorrer ao azeite ou a outros óleos vegetais. Substitua a manteiga por azeite ou cremes vegetais. Estas gorduras são ricas em ácidos gordos insaturados. Mas, apesar de serem saudáveis, não deixam de ser gorduras. Use com moderação!
Aposte numa confeção simples e com pouca gordura. Prefira cozidos, ao vapor, guisados ou estufados com pouca gordura e promova o “tudo em cru”! Evite as frituras e molhos (natas, bechamel, queijo, etc.). Dê sabor aos alimentos recorrendo a especiarias e ervas aromáticas.
Artigo de Ana Carolina Soares - Nutricionista
- 23 mai 2022
Sinto um privilégio enorme por diariamente ter a oportunidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que me procuram. Acredito que um estilo de vida saudável faz bem ao corpo e à mente! Foco-me em adaptar hábitos alimentares saudáveis ao ritmo de vida de cada um, às suas necessidades e preferências. Nos meus tempos livres gosto de ler, ir ao cinema, passear na natureza e viajar.