VACINA DA GRIPE NA DOENÇA CARDIOVASCULAR
Gostou deste conteúdo? Partilhe
![](https://cardiodavida.pt/wp-content/uploads/2022/03/foto-autor-Jose-Santos-footer.png)
José Ferreira Santos
Cardiologista
- 24 Out 2023
Gostou deste conteúdo? Partilhe
![vacina da gripe tenho problemas cardiacos](https://cardiodavida.pt/wp-content/uploads/2023/10/img-tenho-problemas.png)
“Tenho problemas cardíacos! Devo ou não fazer a vacina da gripe?”
Esta é uma questão que muitas pessoas fazem na consulta com o seu médico assistente.
• As dúvidas sobre os benefícios da vacinação e os receios de que esta possa trazer complicações cardiovasculares são frequentes.
• No entanto, a vacinação contra a gripe pode fazer a diferença entre ter ou não ter um evento grave e potencialmente fatal!
O QUE SABEMOS SOBRE A GRIPE?
A gripe, tecnicamente designada de influenza, é uma infeção provocada pelo vírus influenza tipo A e tipo B. Os sintomas mais habituais são febre, cansaço, dores no corpo, tosse, dor de garganta e corrimento nasal. Os sintomas podem iniciar-se de forma súbita e, dependendo das pessoas, têm uma intensidade e duração variável.
Na maioria dos casos, a gripe é uma doença autolimitada e com uma evolução benigna. No entanto, em alguns casos, particularmente nas pessoas com doença crónica, nos idosos e nas grávidas, o desfecho pode ser fatal.
Estima-se que em todo o mundo morrem mais de meio milhão de pessoas por ano devido à gripe e, por isso, todas as medidas que possam prevenir e reduzir o risco de complicações devem ser amplamente implementadas.
![o que sabemos sobre a gripe 1](https://cardiodavida.pt/wp-content/uploads/2023/10/Group-35407-1007x1024.png)
![A VACINA CONTRA A GRIPE E EFICAZ 2](https://cardiodavida.pt/wp-content/uploads/2023/10/Group-35406-979x1024.png)
A VACINA CONTRA A GRIPE É EFICAZ?
A eficácia da vacina da gripe é influenciada por vários fatores individuais, como:
• A idade;
• A presença de doenças crónicas;
• A função imunitária.
Adicionalmente, a capacidade de os vírus em circulação sofrerem mutações e escaparem à imunidade desenvolvida na sequência da vacinação é também algo que pode reduzir a eficácia da vacina e de forma imprevisível.
Por esse motivo, fazer a vacina da gripe não dá garantia de que a doença não se desenvolva.
Apesar disso, o benefício da vacinação é inquestionável!
Em média, a vacina da gripe reduz o risco de ter gripe em cerca de 60%!
![A VACINA CONTRA A GRIPE É EFICAZ 3](https://cardiodavida.pt/wp-content/uploads/2023/10/Group-35405-1024x934.png)
Nas pessoas vacinadas que ainda assim têm gripe:
• O risco de complicações é inferior;
• A necessidade de internamento é inferior;
• O risco de mortalidade é inferior, estima-se que em cerca de 30%.
A VACINA CONTRA A GRIPE É SEGURA?
A vacina da gripe tem sido amplamente testada e o risco de efeitos secundários significativos é negligenciável.
As principais complicações da vacina são reações locais na zona de administração e com um risco, muito baixo, podem ocorrer reações alérgicas sistémicas.
![vacina segura](https://cardiodavida.pt/wp-content/uploads/2023/10/Vacina-segura-300x267.png)
E NAS PESSOAS COM DOENÇA CARDIOVASCULAR, A VACINA TAMBÉM É EFICAZ E SEGURA??
As dúvidas sobre a administração da vacina da gripe em pessoas que estão em risco ou sofrem de doenças cardíacas é talvez um dos maiores mitos que existem!
• De uma forma geral, os benefícios da vacina são sempre superiores, quando existem doenças crónicas associadas, quer sejam do foro cardíaco ou não.
Relativamente à eficácia da vacina, na presença de doença cardiovascular, os resultados dos estudos são hoje inquestionáveis e revelam que:
• A vacinação contra a gripe em doentes com patologia cardiovascular estabelecida, reduz o risco de mortalidade em 25% e o risco de eventos cardíacos em 13%;
• Em doentes que tiveram um enfarte agudo do miocárdio recente, verificou-se que a administração da vacina contra a gripe reduziu em 41% o risco de mortalidade nos 12 meses após a sua administração;
Em todos os estudos que avaliaram a eficácia da vacina em doentes com doença cardíaca prévia, não foi identificado um maior risco de efeitos secundários.
• Assim, também nas pessoas com doenças cardiovasculares, a vacina da gripe é considerada segura.
![pESSOAS COM DOENÇA CARDIOVASCULAR A VACINA TAMBEM É EFICAZ E SEGURA?](https://cardiodavida.pt/wp-content/uploads/2023/10/Group-35408-724x1024.png)
EM RESUMO...
A gripe pode ter complicações potencialmente fatais, sendo este risco significativamente superior nas pessoas que têm doenças crónicas, nomeadamente doença cardiovascular, qualquer que ela seja!
A vacina reduz o risco de desenvolver gripe e mesmo quando esta ocorre, o risco de complicações é menor!
Adicionalmente, se a vacinação contra a gripe for feita anualmente, em particular nas pessoas mais susceptíveis, a probabilidade de morte ou de eventos cardiovasculares é significativamente menor quando a vacina é administrada!
Por esse motivo não resta nenhuma dúvida: se tem doença cardiovascular não perca a oportunidade de fazer a vacina da gripe! As principais complicações da vacina são reações locais na zona de administração e com um risco, muito baixo, podem ocorrer reações alérgicas sistémicas.
![em resumo](https://cardiodavida.pt/wp-content/uploads/2023/10/Group-35404-768x768.png)
Referências:
1. Demicheli V, et al.Vaccines for preventing influenza in healthy adults. Cochrane Database Syst Rev. 2018;2(2):CD001269.
2. European Centre for Disease Prevention and Control. Factsheet about seasonal influenza.
3. Fröbert O, et al. Influenza vaccination after myocardial infarction: a randomized, double-blind, placebo-controlled, multicenter trial. Circulation 2021;144:1476-84.
4. Grohskopf LA, et al. Prevention and control of seasonal influenza with vaccines: recommendations of the advisory committee on immunization practices – United States, 2022-23 Influenza Season. MMWR Recomm Rep 2022;71:1-28..
5. Yedlapati SH, et al. Effects of influenza vaccine on mortality and cardiovascular outcomes in patients with cardiovascular disease: a systematic review and meta-analysis – J Am Heart Assoc 2021;10:e019636.