Sabia que subir escadas reduz o risco de doença cardíaca?
José Ferreira Santos - Cardiologista
Publicado no dia 17 de abril de 2024
Gostou deste conteúdo? Partilhe
Se subir escadas não faz parte do seu dia a dia, pense duas vezes quando estiver à frente do elevador. O seu coração agradece.
Já sabemos que praticar atividade física regularmente é fundamental para a prevenção e redução do risco de desenvolver doença cardiovascular.
E subir escadas? Será que também é atividade física? Será que faz a diferença para a nossa saúde? É conhecido algum benefício específico?
Para responder a estas questões, investigadores do Reino Unido conduziram um estudo clínico cujo principal objetivo foi avaliar a relação entre o número de lanços de escadas subidos e o risco de desenvolver doença cardiovascular.
Para o efeito, estudaram 458 860 pessoas, com idades compreendidas entre os 38 e os 73 anos.
No início do estudo e novamente ao fim de 5 anos:
• Obtiveram informação sobre o número de lanços de escadas subidos diariamente, sendo que 1 lanço são em média 10 degraus;
• Registaram informação sociodemográfica e sobre o estilo de vida;
• Durante todo o período do estudo – 12,5 anos – os participantes foram monitorizados relativamente ao desenvolvimento de doença cardiovascular, com especial relevo para a doença das artérias coronárias e acidente vascular cerebral de origem isquémica.
Os resultados:
Os principais resultados do estudo demonstraram que subir escadas está associado a uma diminuição do risco de doença cardiovascular.
Até 20 lanços de escadas por dia, quanto maior o número de lanços de escadas subidos diariamente, maior o impacto na diminuição dos eventos!
• Por pouco que seja, subir escadas diariamente reduz sempre o risco de doença cardiovascular;
• E quando se passa de 1-5 lanços para 6-10, a diminuição do risco de ter doença cardiovascular aumenta 5 vezes: passa de 3% para 16%;
• O benefício foi máximo nos indivíduos que subiram pelo menos 16 lanços de escadas por dia.
Outro resultado interessante foi que os participantes que durante o período do estudo se tornaram menos ativos e deixaram de subir escadas, viram o seu risco de doença cardiovascular aumentar em 32%!
Conclusão:
Gestos simples no dia a dia podem ter um grande impacto na manutenção da saúde em geral e na prevenção da doença cardiovascular em particular.
Subir escadas é uma forma simples de melhorar o desempenho físico e de complementar a restante atividade física regular, que é a pedra basilar para manter a sua saúde!
• E para completar 6 lanços de escadas basta subir até um 3º andar apenas uma vez por dia!
Assim, a escolha é simples: sempre que possível suba pelas escadas! O seu coração agradece.
Referências:
- Song X, Wan L, Wang W, Li Y, Zhao Y, Zhuang Z et al. Daily stair climbing, disease susceptibility, and risk of atherosclerotic cardiovascular disease: A prospective cohort study. Atherosclerosis 2023:117300. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37813749/