Cardio da Vida
Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Quer ser mais ativo, mas não sabe por onde começar?

Artigo de Tiago Santos - Docente de Desporto
30 jul 2023

Muitas pessoas têm o desejo de começar a praticar exercício físico, mas não sabem por onde começar. A escolha do exercício certo é essencial para garantir que a atividade física seja segura, eficaz e agradável. Neste artigo, discutirei como escolher o melhor exercício para se tornar uma pessoa ativa e mais saudável.

Antes de começar, é importante perceber que o exercício físico não precisa ser algo chato, monótono ou enfadonho. Existem várias opções de atividades que podem ser divertidas e desafiantes. Além disso, escolher um exercício que lhe proporciona prazer aumenta a probabilidade de manter a prática regular.

Aqui estão alguns pontos-chave que o podem ajudar a escolher o melhor exercício para ser ativo:

Identifique os seus objetivos

Antes de escolher o exercício certo para si, é importante definir seus objetivos. sabe quais são os seus? Procura melhorar a sua saúde? Quer emagrecer? Deseja tonificar os músculos ou aumentar a resistência cardiovascular? Ao identificar os seus objetivos, pode escolher de uma forma mais eficaz o exercício que mais se adequa às suas necessidades e preferências. Por exemplo, se o seu objetivo é emagrecer, provavelmente praticar yoga não será a melhor escolha. Mas, se por outro lado procura um exercício que o ajude a relaxar, esta pode ser uma excelente opção.

Considere a sua experiência anterior

Se nunca praticou exercício físico antes, comece devagar, dando pequenos passos e com bastante moderação. Não queira logo passar de sedentário a ultramaratonista. Normalmente não dá bom resultado. Algumas opções de atividade física adequadas para pessoas com menos experiência incluem caminhada ou andar de bicicleta. Se já teve alguma experiência com exercício físico, pode experimentar atividades mais desafiadoras, como a corrida, a musculação ou um treino funcional de alta intensidade.

Pense na sua personalidade

Pessoas diferentes têm personalidades diferentes. Estas diferenças podem e devem influenciar na escolha do exercício físico. Se é uma pessoa extrovertida e gosta de estar com outras pessoas, atividades em grupo, como aulas de dança ou cycling podem ser boas escolhas para si. Por outro lado, se é uma pessoa introvertida e prefere atividades mais solitárias, a caminhada ou natação podem ser as escolhas mais adequadas para si.

Avalie a sua saúde

Antes de iniciar qualquer atividade física deve avaliar a sua saúde. Se tem algum problema de saúde pré-existente, como problemas cardíacos ou lesões articulares, é importante conversar com um médico, fisioterapeuta ou fisiologista antes de começar a praticar exercício físico. Estes profissionais podem ajudá-lo a escolher o mais adequado às suas necessidades e oferecer orientação sobre como praticá-lo com segurança e ajudar com estratégias eficazes.

Tenha atenção à sua agenda

Uma das maiores barreiras para a prática de atividade física é a falta de tempo. Se tem uma agenda apertada e dificuldade em gerir o tempo, deve escolher exercícios que se encaixem nos seus horários e que possa praticar regularmente. Atividades de curta duração como os treinos Tabata ou atividades que podem ser praticadas em casa, como Yoga ou treino funcional podem ser excelentes opções, pois permitem-lhe poupar algum tempo.

Escolha uma atividade de que gosta

A escolha do exercício certo é essencial para garantir que a atividade física seja agradável e motivadora. É importante escolher um exercício de que gosta e que possa praticar regularmente. Se escolher uma atividade que não aprecia, é menos provável que continue a praticar a longo prazo. Se não se identifica com atividades de ginásio, escolha outras ao ar livre. Se gosta de estar acompanhado, prefira atividades em grupo. A lógica é que encontre prazer no que faz, para que seja mais fácil implementar este novo hábito.

Saiba também que o que funciona com os outros pode não funcionar consigo e que esta é uma escolha individual. Mudar hábitos é uma tarefa difícil e que carece de muito empenho, mas que pode ser facilitado se tiver em atenção alguns pontoschave, permitindo-o começar com o pé direito. Vamos lá começar? 

Como adotar um estilo de vida saudável em 3 passos?

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.