QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ PARA A SAÚDE? E OS RISCOS?

Artigo de Ana Carolina Soares - Nutricionista
07 nov 2022
Considerado um dos principais estimulantes do mundo, na nossa cultura, o café tem muitas vezes um papel social, pois é motivo para reunir amigos, fazer uma pausa no trabalho, etc., porque vamos “tomar um cafezinho”! Entre muitos benefícios e alguns inconvenientes para a saúde, o segredo está no seu consumo moderado e equilibrado.

RIQUEZA NUTRICIONAL

O café é obtido a partir dos grãos torrados da árvore cafeeiro e é isento de calorias. Contudo, é rico em antioxidantes (substâncias capazes de neutralizar radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce do nosso organismo), em cafeína (um poderoso estimulante do nosso sistema nervoso central, também presente no chá e no cacau) e fonte de potássio.

Um café expresso (60 ml) tem aproximadamente 100-125 mg de cafeína.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO CAFÉ:

Os antioxidantes presentes no café estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro;

O potássio presente no café contribui para a saúde cardiovascular e para a mineralização óssea. Por outro lado, a sua ação diurética também ajuda a combater a retenção de líquidos;

A cafeína presente no café tem diversos benefícios:

  • Estimula o sistema nervoso central, e, consequentemente, a circulação sanguínea e o funcionamento cardíaco;
  • Ajuda a combater o cansaço, melhorando o nosso estado de alerta e a nossa capacidade de concentração e memória (a cafeína inibe o excesso de adenosina que se acumula ao nível do cérebro, um relaxante natural do nosso organismo);
  • Pode ajudar a prevenir dores de cabeça e enxaquecas;
  • Contribui para uma melhoria do nosso humor, aliviando o stress e prevenindo a depressão;
  • Melhora a performance física e tem ação termogénica (aumentando a libertação de ácidos gordos livres da célula gorda, facilitando a sua utilização a nível muscular).

Sabia que beber café com moderação dá mais anos de vida? Descubra tudo aqui!

RISCOS DO CONSUMO EXCESSIVO DE CAFEÍNA:

A cafeína deve ser consumida de forma moderada e em pequenas quantidades (não mais que 400 mg/dia), caso contrário pode conduzir a:

• Aumento da pressão arterial;

• Palpitações;

• Diminuir a qualidade do sono ou causar insónias;

• Dores de cabeça;

• Tremores;

• Ansiedade;

• Alterações gastrointestinais (ex.: dores de estômago, diarreias);

• Descalcificações ósseas e articulares.

O excesso de café pode também interferir negativamente com a absorção de alguns minerais, nomeadamente cálcio (daí não ser interessante misturar café com leite!) e ferro. Além disso, o consumo de cafeína pode causar habituação.

Referências:

1. DAM RMV, et al. Coffee, Caffeine, and Health. N Engl J Med. 2020;383(4):369-378.

Artigo de Ana Carolina Soares - Nutricionista

Sinto um privilégio enorme por diariamente ter a oportunidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que me procuram. Acredito que um estilo de vida saudável faz bem ao corpo e à mente! Foco-me em adaptar hábitos alimentares saudáveis ao ritmo de vida de cada um, às suas necessidades e preferências. Nos meus tempos livres gosto de ler, ir ao cinema, passear na natureza e viajar.

MAIS ARTIGOS DO SEU INTERESSE:

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.