BEBER CAFÉ DÁ
MAIS ANOS DE VIDA?
Gostou deste conteúdo? Partilhe
O consumo regular de café em quantidades moderadas está associado a um menor risco de mortalidade. Esta é a conclusão de um estudo recentemente publicado numa revista científica.
Investigadores avaliaram 171.616 pessoas incluídas no bio banco do Reino Unido e estudaram a associação entre o consumo de café e o risco de mortalidade. Os indivíduos responderam a um questionário onde se avaliaram os hábitos de consumo de café, tendo sido divididos em 3 grupos:
Grupo 1
55% dos participantes
bebiam café sem qualquer açúcar/adoçante
Grupo 2
14% dos participantes
bebiam café com açúcar
Grupo 3
6% dos participantes
bebiam café com adoçante
Grupo 4
25% dos participantes
não bebiam café
A população do estudo foi seguida durante 7 anos e os principais resultados foram:
• Os indivíduos que bebiam café regularmente tiveram um risco de mortalidade 30% inferior, quando comparados com os que não bebiam café;
• A redução do risco de morte foi máxima nos indivíduos que bebiam 2-4 chávenas de café por dia;
• O benefício manteve-se independentemente do tipo de café, incluindo descafeinado;
• Os indivíduos que bebiam café com açúcar mantiveram o benefício, o que não se verificou no grupo que consumia café com adoçante
Este não é o primeiro estudo a relacionar o consumo regular de café com o risco de mortalidade. No entanto, é um estudo prospetivo, em que a população foi seguida durante 7 anos e o consumo de café foi ajustado a outras características e fatores de risco individuais.
As conclusões deste estudo reforçam a ideia de que o consumo regular de café, em quantidades moderadas, poderá estar associado a um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, cancro e de morte.
Referências:
1. Liu D, et al. Association of Sugar-Sweetened, Artificially Sweetened, and Unsweetened Coffee Consumption With All-Cause and Cause-Specific Mortality : A Large Prospective Cohort Study. Ann Intern Med. 2022;
2. Pass W. Coffee Drinkers — Even Those With a Sweet Tooth — Live Longer. Medscape Medical News. 2022.
Artigo de José Ferreira Santos - Cardiologista
- 28 jul 2022
Como médico, recomendo frequentemente aos meus doentes que mudem o seu estilo de vida para minimizar o risco ou controlar a sua doença cardíaca. Acredito que ter conhecimento significa ter o poder para fazermos melhores escolhas. As escolhas certas para termos uma vida longa, com mais energia e feliz. É essa a minha motivação pessoal!