
PORQUE É QUE A MUDANÇA COMPORTAMENTAL É EMERGENTE?

Gostou deste conteúdo? Partilhe
Sabia que existe um medicamento sem efeitos secundários, que permite reduzir em 80% a possibilidade de ter um problema do coração, e que lhe dará pelo menos mais uma década de vida e com mais qualidade?
E se soubesse que esse medicamento está ao alcance de todos nós, não carece de despesas extras e beneficia toda a família, incluindo os seus filhos e/ou netos? Estaria disposto a tomar esse medicamento? Pessoalmente, eu não hesitaria, mas garanto-vos que os meus doentes hesitam, e muito, em tomar esse medicamento!
Se está em dúvida, posso garantir-lhe que esse medicamento existe! No entanto, tem um problema, pois contrariamente aos restantes medicamentos, não pode ser prescrito numa receita, não pode ser comprado numa farmácia e carece do nosso empenho e motivação! A esse medicamento incrível chamamos “Estilo de Vida Saudável” e é algo que todos nós deveríamos implementar na nossa rotina diária, ontem!
Milhares de estudos científicos indicam que as doenças cardiovasculares, a diabetes e o cancro são, em grande parte, resultado de uma alimentação inadequada e da inatividade física!
Por exemplo, o estudo INTERHEART revelou que 90% dos episódios de enfarte agudo do miocárdio os com a adoção de um estilo de vida saudável e o controlo da diabetes, da hipertensão arterial e do colesterol elevado.
Outros estudos têm demonstrado que mesmo após o diagnóstico de uma doença nas artérias do coração, adotar um estilo de vida saudável é mais eficaz na redução de novos eventos ou no risco de morte do que qualquer outro medicamento ou intervenção disponível. Um desses exemplos é a redução, em mais de 60%, no risco de enfarte ou de morte cardiovascular, em pessoas diagnosticados com doença coronária, que seguiram uma dieta mediterrânica, deixaram de fumar, mantiveram o peso ideal e fizeram atividade física regular!
Estes são dois exemplos dos muitos que têm sido publicados e que somam à avultada evidência científica que faz do Estilo de Vida Saudável o melhor e mais poderoso medicamento disponível! Para beneficiar deste medicamento só precisa de ter uma alimentação equilibrada, fazer atividade física regular, manter o peso ideal e procurar um sono reparador.
Infelizmente, quando chega o momento de tomar esse medicamento incrível, a maioria de nós resiste ou desiste! Talvez seja o momento de nos questionarmos porquê? Será que a nossa saúde não merece atenção e motivação? O que precisamos para tomar as decisões certas? Não terá chegado o momento de agir?
Talvez a nossa vida mereça melhores escolhas, escolhas que nos tragam mais saúde e acima de tudo mais energia!

Referências:
1. Rippe JM. Lifestyle Strategies for Risk Factor Reduction, Prevention, and Treatment of Cardiovascular Disease. Am J Lifestyle Med. 2019;13(2): 204–212;
2. Yusuf S, et al. Effect of potentially modifiable risk factors associated with myocardial infarction in 52 countries (the INTERHEART study): case-control study. Lancet. 2004;364(9438):937-52;
3. Booth 3rd JN, et al. Effect of sustaining lifestyle modifications (nonsmoking, weight reduction, physical activity, and mediterranean diet) after healing of myocardial infarction, percutaneous intervention, or coronary bypass (from the REasons for Geographic and Racial Differences in Stroke Study). Am J Cardiol. 2014;113(12):1933-40.

Artigo de José Ferreira Santos - Cardiologista
- 08 jul 2021
Como médico, recomendo frequentemente aos meus doentes que mudem o seu estilo de vida para minimizar o risco ou controlar a sua doença cardíaca. Acredito que ter conhecimento significa ter o poder para fazermos melhores escolhas. As escolhas certas para termos uma vida longa, com mais energia e feliz. É essa a minha motivação pessoal!