Cardio da Vida
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OS 3 PASSOS PARA INICIAR A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO

Artigo de Ricardo Escada - Fisiologista do Exercicio
25 ago 2021

Sabemos que o ser humano é muito resistente à mudança porque tudo o que o tira da zona de conforto torna-o… desconfortável!

A maioria das pessoas que recebo nas consultas iniciais chega por recomendação médica ou porque elas próprias perceberam que algo está mal com o seu corpo (considerando corpo como um todo). São pessoas que sofrem de ansiedade, obesidade/excesso de peso, problemas articulares, problemas cardíacos, hipertensão arterial, entre outras, quase todas decorrentes de inatividade física.

Ao chegarem até mim, a maioria destas pessoas já estão predispostas a iniciar um percurso que lhes permita alcançar uma melhor qualidade de vida, e para isso solicitaram ajuda.

Esta mudança pode ser orientada e acompanhada por profissionais de saúde, mas a iniciativa é da pessoa!

Lembre-se que pode ser acompanhado pelos melhores médicos, pelos melhores fisiologistas do exercício, pelos melhores nutricionistas, pelos melhores psicólogos, mas tem de querer. Os profissionais são um meio e uma ajuda preciosa para a mudança, mas sozinhos não são capazes de o fazer.

O primeiro passo para iniciar a prática de exercício físico é: QUERER!

Ao aderir a um programa de exercício físico de forma regular, a ACSM refere que pessoas de todas as idades reduzem o risco de inúmeras doenças, melhoram a qualidade de vida e reduzem a mortalidade. A Organização Mundial da Saúde afirma que alguma atividade física é melhor do que nenhuma, porque ajuda na redução de comportamentos de inatividade física, mas estabelece algumas linhas orientadoras. Adultos devem fazer:

ou

Existe uma infinidade de atividades físicas que pode fazer. Por isso, procure pela que mais gosta e que tenha mais vontade, uma prática prazerosa para si. Partilho consigo alguns exemplos de atividades físicas como as caminhadas/corridas com os seus vizinhos, o futebol com os seus amigos ou até brincar com os seus filhos e netos. Ao nível do exercício físico (que pressupõem uma atividade física planeada e com regras definidas) dou como exemplo o trabalho de força numa aula com o técnico de exercício físico, ou pilates clínico com o fisioterapeuta.

O segundo passo para iniciar a prática de exercício físico é: MEXA-SE!

Mas sabemos que, uma grande percentagem de pessoas, mesmo que adira de uma forma inicial a um programa de exercício físico, acaba por abandonar, apresentando, quase sempre, como justificação a falta de tempo.

É verdade que a prática de exercício físico tem vantagem momentâneas, mas é a sua regularidade e consistência que apresentas vantagens crónicas.

Para manter essa regularidade, uma das estratégias poderá passar pela ajuda de um profissional de exercício. Este profissional, para além de criar o compromisso consigo, manterá a sua sessão de treino vigiada. Isto é muito importante quanto mais fatores de risco estiverem associados ao seu historial clínico (idade, hábitos tabágicos, diabetes, colesterol, IMC elevado, sedentarismo, enfarte agudo do miocárdio, hipertensão arterial).

O terceiro passo para iniciar a prática de exercício físico é: PEÇA AJUDA!

Vista uma roupa confortável e mantenha-se ativo, pela sua saúde!

Referências:

1. American College of Sports Medicine. Resistance Training for Health Infographic. 2019.

2. Organização Mundial de Saúde. Physical Activity. 2020.

Artigo de Ricardo Escada - Fisiologista do exercício

Gosto muito do que faço, faz parte do que sou! Mas também adoro partilhar momentos com a família e amigos. E viajar… adoro viajar. Mas para desfrutar ao máximo desses momentos há uma coisa que é preciso, Saúde! Para isso, acredito no equilíbrio entre o exercício, a alimentação, o descanso e a socialização para um bem-estar pleno.

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