Cardio da Vida
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UM DOS PRIMEIROS PASSOS
É PLANEAR

Artigo de Tiago Santos - Docente de Desporto
10 set 2021

Um dos primeiros passos é planear

Setembro é normalmente sinónimo de recomeço após as férias, o que de alguma forma aproveitamos para estabelecer novas metas, à semelhança das resoluções de início de ano. Para muitos, as férias foram sinónimo de alguns excessos, muitas sestas à beira-mar e, por vezes, algum álcool à mistura. No entanto, e como gosto de dizer, o problema não é o que fazemos durante as férias, mas sim, o que fazemos até às férias. As férias devem ser a exceção e não a regra no que toca a fugir do hábitos de vida saudável.

Mas, a verdade é que cheira a recomeço, e, como tal, é muito comum estabelecermos novos objetivos, novas metas, e voltarmos a ser saudáveis outra vez. A maioria das pessoas tem a tendência de formar grandes planos, com um utópico objetivo, mas que perdem o fulgor após a segunda ou terceira semana.

E se tivesse finalmente um plano que o ajudasse a manter os seus objetivos de exercício físico e de vida saudável alcançáveis?

É exatamente isso de que irei falar. Vamos lá.

Em primeiro lugar, saiba qual é o motivo.

Esteja ciente da razão pela qual quer ser mais saudável e praticar mais atividade física. As razões são mais do que muitas. Melhor saúde, mais energia para a sua vida e família ou mais confiança na sua aparência. Mas qual é a sua?

É um motivo sério que tem impacto na sua vida? Ou é apenas um leve desejo na sua cabeça? Caso tenha esse motivo bem identificado e seja claro que necessita de ser mais ativo, está no bom caminho!

Crie um plano!

É muito fácil desejarmos muita coisa, mas, sem termos um plano, é muito provável que fracassemos.

Como disse Winston Churchill: “Aquele que falha a planear está a planear falhar”.

Comece a desenvolver esse plano
com a ferramenta

S.M.A.R.T.

Specific – Mensurable – Achievable – Relevant – Time

Esta é uma ferramenta muito utilizada em temas de produtividade, mas também na formulação de objetivos para temas de saúde e atividade física. Vamos então desconstruir a ferramenta SMART e perceber como pode ser uma excelente aliada para se tornar uma pessoa mais ativa.

Specific

Os objetivos devem indicar especificamente o que quer que seja alcançado. Devem ser claros e fáceis de compreender, e não devem ser ambíguos. Por exemplo, em vez de dizer que gostaria de “ficar em forma”, diga antes quero conseguir correr 10 km.

Seja específico em relação ao que pretende. Ser ativo pode ser um pouco vago e contribuir para se desfocar do seu compromisso. Escreva o que pretende. É fazer uma caminhada de 15 minutos diariamente? É andar de bicicleta 2 vezes por semana com um parceiro? Ou simplesmente dar 10 mil passos todos os dias? Qualquer deles é válido, desde que seja específico.

Mensurable

Os objetivos devem ser mensuráveis, para que possa ver se está a fazer progressos. Por exemplo, um objetivo de “quero perder 10 kg” tem um componente mensurável em comparação com “quero perder peso”, que é mais ambíguo.

Achievable

Um objetivo deve ser alcançável! Este é um dos pontos onde muitas pessoas cometem o primeiro erro. A realização de um objetivo reforça o compromisso para com um programa de atividade física ou mudança saudável e encoraja-nos a continuar.

Por exemplo, “treinar todos os dias 1 hora” pode ser um objetivo que dificilmente irá alcançar se estiver a iniciar o processo. No entanto, “treinar 15 minutos 2 a 3 vezes por semana no primeiro mês” está mais ao seu alcance, é mais realizável.

Relevant

Os objetivos devem ser relevantes para os seus interesses e necessidades. De que vale inscrever-se no ginásio se é uma atividade de que não gosta? Mais vale fazer algo que lhe dê prazer. Uma aula de yoga, dançar ou simplesmente caminhar na natureza. A ciência tem mostrado que associar-se a uma atividade de que gosta aumenta a probabilidade de conseguir manter o seu hábito.

Time

Deve definir um prazo para a realização dos seus objetivos. Os prazos podem ser de curto ou de longo prazo e ajudam a manter-se concentrado e no caminho certo.

Além dos objetivos S.M.A.R.T., deve ainda incorporar o “como” vai fazer para chegar onde pretende. Exemplo: vou caminhar 3 vezes por semana durante 30 minutos. Este ponto é também uma das chaves do seu sucesso, pois dir-lhe-á de forma mais clara o caminho para o seu objetivo. 

Por último, escreva os seus objetivos e faça questão de os ler todos os dias, pode
ajudá-lo a ser mais determinado e comprometido na sua meta de ficar em forma.

Agora que sabe como planear,
mãos à obra!

Agora que sabe como
planear, mãos à obra!

Agora que sabe
como planear,
mãos à obra!

Artigo de Tiago Santos - Docente de Desporto

Gosto muito do que faço, faz parte do que sou! Mas também adoro partilhar momentos com a família e amigos. E viajar… adoro viajar. Mas para desfrutar ao máximo desses momentos há uma coisa que é preciso, Saúde!Para isso, acredito no equilíbrio entre o exercício, a alimentação, o descanso e a socialização para um bem-estar pleno.

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