PRECISO MUDAR PARA CUIDAR
DA SAÚDE DO MEU CORAÇÃO?
Gostou deste conteúdo? Partilhe
Preciso mudar? Esta será a primeira pergunta que deve fazer a si mesmo(a) se quiser prevenir as doenças do coração. Mas quando a decidir fazer, tenha a certeza que deve despender tempo para refletir sobre ela! Se optar por fazer a pergunta em modo de corrida, não a faça, não vale a pena, pois isso será uma perda de tempo!
Ter autoconsciência exige tempo:
tempo de qualidade, tempo só para si.
Por isso, o primeiro passo é conseguir uma hora do seu dia/semana para se questionar a si próprio(a), para compreender a plenitude do seu âmbito e alcance, para que no final possa responder de uma forma desprovida de preconceitos se precisa mesmo de mudar.
E caso necessite de mudar, o que será mais importante mudar
primeiro? No final algumas são as possibilidades de resposta:
Não preciso mudar, sinto-me 80% das vezes bem ou muito bem, com vitalidade, com vigor, com disponibilidade para me dar e relacionar com os outros, para me rir, para me divertir e usufruir do prazer que as pequenas coisas nos dão (como ver o pôr do sol em solitude, ou contemplar o mar ou uma flor).
Fantástico, parabéns! Está de bem consigo e com a vida! Não precisa de mudar nada. Não dê como desperdiçado o tempo que despendeu neste processo de introspeção. A autoconsciencialização (insight) é um ponto crítico para a perceção do quanto está bem, ativando assim o seu sistema de recompensa. Este reforço positivo vai fazê-lo/a sentir-se bem e isso é bom.
Imaginemos que chegou à conclusão de que são mais as vezes que se sente cansado comparando com o passado, não se sente com vigor nem vitalidade, a energia não é como era. Porque será?
Existem 3 grandes pilares para a saúde, nomeadamente:
Comer bem
O que não significa muito
Ser ativo/a fisicamente
Não significa propriamente fazer exercício programado ou convencional, pois andar ou fazer trabalhos em sua casa é ser fisicamente ativo
Descansar
Ter momentos de descanso durante a rotina diária, mas ainda mais importante ter um sono reparador, sendo que este é um pilar quase sempre negligenciado por todos nós
Qual deles é o seu
tendão de Aquiles?
Se descobrir, poderá ter a oportunidade de o melhorar e concretizar o que deseja: ter energia para enfrentar o seu dia a dia, sempre que possível com um sorriso.
Artigo de Lígia Mendes - Cardiologista
- 31 ago 2021
Sinto um privilégio enorme por diariamente ter a oportunidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que me procuram. Acredito que um estilo de vida saudável, faz bem ao corpo e à mente! Foco-me em adaptar hábitos alimentares saudáveis ao ritmo de vida de cada um, às suas necessidades e preferências. Nos meus tempos livres gosto de ler, ir ao cinema, passear na natureza e viajar.