Cardio da Vida
Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

BEBER ÁGUA NUNCA É DEMAIS?
5 DICAS PARA NÃO DESIDRATAR

Artigo de Ana Carolina Soares - Nutricionista
28 jul 2022

A água é um elemento fundamental a todas as formas de vida, representando cerca de 60% do peso total do corpo humano. Além de contribuir para a manutenção de toda a nossa estrutura corporal, a água tem como principais funções no organismo: constituir um meio de transporte de gases e nutrientes, auxiliar na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, contribuir para a termorregulação corporal e ser um componente base de todos os sucos digestivos, contribuindo para uma correta digestão.

A todo o momento perdemos água através da respiração, do suor, da urina e das fezes, daí a importância de repormos diariamente cerca de 2 litros (L) de água para uma hidratação adequada.

Quer adotar um estilo de vida saudável e não sabe por onde começar?

Devemos beber água de forma gradual e contínua ao longo de todo o dia (não despache os 2 L de uma só vez!), mesmo que não sintamos sede, pois a sensação de sede é sinal de que o organismo já se encontra ligeiramente desidratado.

Às refeições devemos beber pouca água (máximo 1 copo de água), de modo a otimizar a digestão, evitando digestões lentas e a distensão do próprio estômago. Por vezes, as dores de cabeça estão associadas a estados de desidratação, bem como a sensação de fome, que muitas vezes camufla sensações de sede. Sabe-se ainda que estados de desidratação, mesmo que moderada, podem afetar a função cognitiva no que se refere à capacidade de concentração e memória a curto prazo.

5 DICAS

PARA NÃO DESIDRATAR

Quando praticar exercício físico, beba 0,5 L a 1 L de água por hora de treino, em função do seu nível de transpiração.

Em dias mais quentes, reforce o consumo de água e esteja especialmente atento à hidratação dos mais pequenos e dos mais velhos.

Atenção que o café, o chá e as bebidas alcoólicas são diuréticos, ou seja, aumentam a perda de água por parte do organismo.

Para os que se esquecem de beber água, hoje em dia já existem aplicações nos telemóveis que emitem lembretes que nos ajudam a lembrar que temos de beber água.

Se não gosta de água, as infusões quentes ou frias são uma excelente alternativa. Experimente também aromatizar a água de forma natural com pau de canela, casca e/ou sumo de limão, folhas de hortelã, raspas de gengibre, rodelas de pepino, etc. Pode ainda optar por ter garrafas de água mais pequenas ao longo do dia, de modo a facilitar o consumo de água.

Artigo de Ana Carolina Soares - Nutricionista

Sinto um privilégio enorme por diariamente ter a oportunidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que me procuram. Acredito que um estilo de vida saudável faz bem ao corpo e à mente! Foco-me em adaptar hábitos alimentares saudáveis ao ritmo de vida de cada um, às suas necessidades e preferências. Nos meus tempos livres gosto de ler, ir ao cinema, passear na natureza e viajar.

MAIS ARTIGOS DO SEU INTERESSE:

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.