Cardio da Vida
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3 ameaças ao seu bem-estar que pode resolver com exercício físico

Artigo de Tiago Santos - Docente de Desporto
16 jun 2023
Vivemos num ritmo frenético, repleto de informação e sobrecarregados de estímulos que desgastam a nossa saúde mental, levando a situações de stress e exaustão.
Vivemos num ritmo frenético, repleto de informação e sobrecarregados de estímulos que desgastam a nossa saúde mental, levando a situações de stress e exaustão.

A constante conetividade e a forma como gastamos a nossa energia põem em causa o nosso equilíbrio emocional e dificultam a capacidade de tomar as melhores decisões e de ter hábitos mais saudáveis, que, por sua vez, influenciam de forma positiva a nossa vida.

É imperativo encontrar formas eficazes de lidar com estes desafios para garantirmos uma vida mais plena e bem vivida. A constante conetividade e a forma como gastamos a nossa energia põem em causa o nosso equilíbrio emocional e dificultam a capacidade de tomar as melhores decisões e de ter hábitos mais saudáveis, que, por sua vez, influenciam de forma positiva a nossa vida. É imperativo encontrar formas eficazes de lidar com estes desafios para garantirmos uma vida mais plena e bem vivida.

O exercício físico pode ser um dos mais importantes aliados para o ajudar a sobreviver aos dias intensos e esgotantes psicologicamente.

É importante lembrar! O exercício e a atividade física não precisam de ser intensos ou extenuantes para se obterem os seus benefícios. Na verdade, até mesmo pequenas mudanças na sua rotina diária podem fazer uma grande diferença.  

Além dos mais conhecidos benefícios do exercício físico, como a manutenção de um peso saudável ou a prevenção de doenças, esta poderosa ferramenta pode ajudar na melhoria do nosso humor e na resiliência ao stress do dia a dia. 

O exercício físico pode ser um dos mais importantes aliados para o ajudar a sobreviver aos dias intensos e esgotantes psicologicamente.

Hoje escrevo-lhe sobre três situações muito comuns do dia a dia, que afetam o nosso bem-estar e que podem ser resolvidos com algumas doses de movimento.

Dificuldade em ter energia pela manhã

Dificuldade em ter energia pela manhã

Se é daqueles que está constantemente a socorrer-se do snooze do seu telemóvel para ficar mais 10 minutos deitado, ou dos que se sente sem energia e com uma névoa na cabeça que dificulta os pensamentos e teima em dificultar-lhe as manhãs, saiba que uma sessão de exercícios de 15 minutos intensos, pode ser o catalisador para um dia cheio de energia e boa disposição. Quando se exercita, o seu sistema nervoso simpático é ativado, aumentando a frequência cardíaca e a circulação sanguínea deixando-o num estado de maior alerta e ativação. Além disso, são libertados neurotransmissores com efeitos analgésicos e endorfinas responsáveis pela regulação do seu humor e pela sensação de bem-estar. Se a falta de tempo está no seu dicionário, experimente um treino de curta duração em casa. Existem vários sites e aplicativos, como a app Nike Training Club, que dispõem de dezenas de treinos à sua escolha e preferência e podem ser uma excelente ajuda. Além de que não tem qualquer tipo de custo. 

Dificuldade de concentração no trabalho

Dificuldade de concentração no trabalho

Quantas vezes dá por si estagnado nos seus pensamentos, com dificuldades em terminar aquele relatório ou enviar aquele e-mail? E mesmo assim não desiste porque tem prazos a cumprir. A fadiga cognitiva afeta a nossa performance profissional, com impacto na nossa capacidade de gerir o stress, mas pode ser minimizada com pequenas pausas. Parar, espreguiçar-se, fazer alguns alongamentos, ou uma breve caminhada de 5 minutos podem fazer toda a diferença na sua energia e no seu dia de trabalho. Da próxima vez que se sentir sem ideias e com dificuldade em avançar, experimente fazer uma pausa ativa. Verá que quando voltar às suas tarefas estará mais alerta e com uma maior capacidade de concentração.

Chega ao fim do dia stressado

Chega ao fim do dia stressado

Começa o dia a correr, enfrentando uma rotina que mistura responsabilidades familiares e de trabalho. Conforme as horas passam é inundado pelas inúmeras tarefas e preocupações, culminando num final de dia rabugento, tenso e à beira de um ataque de nervos. Praticar uma atividade física após um dia difícil pode funcionar como forma de descarregar as dificuldades do seu dia, aliviar a tensão muscular acumulada e melhorar o seu humor, para poder desfrutar com mais qualidade do resto da noite com a sua família.

Stress

Identificou-se com alguma destas situações? Provavelmente sim! Então, está na hora de procurar cuidar melhor de si e de incluir o exercício físico como uma rotina higiénica.  

A prática regular de exercício físico é essencial para o bem-estar físico e mental. Além de prevenir doenças, o exercício pode melhorar o humor, reduzir o seu stress e melhorar a qualidade da sua vida. Por isso, é importante incluir a atividade física nas nossas rotinas e incorporando-a como um hábito saudável para toda a vida. 

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