1.º Congresso Português de Medicina do Estilo de Vida com foco na prevenção e promoção da saúde

"Cultivar Saúde: da evidência científica à prática clínica" deu o mote ao 1.º Congresso Português de Medicina do Estilo de Vida, que contou também com a parceria do Cardio da Vida.

O primeiro dia foi dedicado a workshops em formato online, e os seguintes reuniram palestrantes nacionais e internacionais de referência de várias áreas da saúde em Lisboa. 

“Congregar visões e vivências concretas da aplicação da Medicina do Estilo de Vida como ferramenta-chave na promoção de saúde e abordagem terapêutica na gestão de doenças crónicas não transmissíveis e fomentar a partilha entre profissionais de saúde que se identificam com o sentido de missão da Medicina do Estilo de Vida”, foram os principais objetivos, segundo Bernardo Barata, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Estilo de Vida (SPMEV). 

Para Sara Madeira, vice-presidente da SPMEV, “este Congresso é um marco histórico, que assinala uma mudança de paradigma”. “Não apanhar as doenças numa fase em que só podemos remediar, mas tratar as causas daquelas que são as doenças que matam e causam sofrimento nos países modernos.”  

“Como promover estilos de vida mais saudáveis é também um dos propósitos do Cardio da Vida, para ajudar a prevenir e tratar as doenças do coração, considerámos importante sermos parceiros da SPMEV, contribuindo para a divulgação e recolha de imagens deste Congresso”, destaca José Ferreira Santos, cardiologista e fundador do Cardio da Vida.    

A prevenção do tabagismo nos jovens, a higiene do sono, a influência do estilo de vida e nutrição nas gerações seguintes, a evidência científica das intervenções da Medicina do Estilo de Vida e a promoção da atividade física nos Cuidados de Saúde Primários foram alguns dos temas em destaque. 

FAÇA O SEU REGISTO E NÃO PERCA AS NOVIDADES

Assine a newsletter e receba mensalmente sugestões de artigos e insights dos especialistas do Cardio da Vida!
Caso não encontre o nosso email, por favor, verifique a sua caixa de spam ou de lixo eletrónico.