
O poder do exercício físico na prevenção da Diabetes Tipo 2 em adultos com obesidade

Gostou deste conteúdo? Partilhe

A obesidade é um problema de saúde global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares, a obesidade também está fortemente associada ao desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2.
A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, devido à resistência à insulina e/ou deficiência na produção de insulina pelo pâncreas. Estima-se que mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo tenham diabetes, e esse número deve aumentar nas próximas décadas.
Os mecanismos que ligam a obesidade e a diabetes são numerosos e envolvem a remodelação do tecido adiposo, como resultado de comportamentos sedentários e de dietas pouco saudáveis. O excesso de gordura corporal é resultante de contínuos balanços energéticos positivos em que a quantidade de calorias consumidas é superior à quantidade de calorias despendidas, sendo um dos principais fatores de risco modificáveis. Estes fatores juntos reduzem a aptidão cardiorrespiratória, um dos mais importantes preditores de doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas na população em geral, mas também naqueles com diabetes.
Um bom indicador para avaliar o risco de desenvolver diabetes é o perímetro da cintura, ou seja, a quantidade de adiposidade na região abdominal.
A gordura ectópica, localizada na região abdominal, está diretamente relacionada com diversas alterações metabólicas, mais concretamente, com a diminuição da tolerância à glicose e a redução da sensibilidade à insulina, que por sua vez são fatores que levam ao desenvolvimento da diabetes.

A relação entre…



…tem sido amplamente estudada, e a maioria dos estudos tem revelado que:
A prática regular de atividade física pode reduzir significativamente o risco de desenvolvimento de diabetes em indivíduos com obesidade, apresentando melhorias na ação da insulina e no controle dos níveis de glicémia a curto e a longo prazo.
Uma revisão sistemática recente analisou 10 estudos controlados e aleatorizados, que demonstraram evidências claras de que a intervenção com exercícios combinados tem efeitos positivos na melhoria do controlo glicémico e do peso e no aumento da sensibilidade à insulina entre doentes com diabetes e excesso de peso ou obesidade concomitante

Um estudo recente de Waters e dos seus colaboradores, publicado em 2022, demonstrou que o exercício combinado foi mais eficaz na perda de gordura ectópica e na melhoria da função metabólica, do que quando realizado de forma isolada, o aeróbio e o de resistência muscular. Corroborando assim cada vez mais a importância de criar hábitos de exercício físico regular, mas com um trabalho combinado, trabalhando diversas capacidades físicas, com exercícios aeróbios e de força muscular.

Concluímos assim que, aliada a uma dieta equilibrada, a prática regular de exercício físico é fundamental em adultos obesos de forma a prevenir o aparecimento de diabetes.
Para maximizar resultados, opte por:
1 – Combinar exercícios de força muscular e aeróbios;
2 – Procure no seu treino combinar intensidades, exercícios de intensidade moderada (60-70% da sua frequência cardíaca máxima, 5/6 na escala subjetiva de esforço) e exercícios de intensidade vigorosa (80-90% da sua frequência cardíaca máxima, 7/8 na escala subjetiva de esforço);
3 – Procure um acompanhamento por uma equipa multidisciplinar (nutricionista, endocrinologista, fisiologistas do exercício), de forma a ajudarem a controlar sua saúde como um todo.
Quer saber mais sobre a relação entre exercício e diabetes?

1. Carbone, S., et al., Obesity, risk of diabetes and role of physical activity, exercise training and cardiorespiratory fitness. Prog Cardiovasc Dis, 2019. 62(4): p. 327-333.
2. Huxley, R., et al. Body mass index, waist circumference and waist:hip ratio as predictors of cardiovascular risk—a review of the literature. Eur J Clin Nutr, 2010. 64(1): p. 16-22
3. Colberg, S.R., et al. Exercise and type 2 diabetes: the American College of Sports Medicine and the American Diabetes Association: joint position statement. Diabetes Care, 2010. 33(12): p. e147-67.
4. Zhao, X., et al. Effectiveness of combined exercise in people with type 2 diabetes and concurrent overweight/obesity: a systematic review and meta-analysis. BMJ Open, 2021. 11(10): p. e046252.
5. Waters, et al. Effect of Aerobic or Resistance Exercise, or Both, on Intermuscular and Visceral Fat and Physical and Metabolic Function in Older Adults With Obesity While Dieting. J Gerontol A Biol Sci Med Sci, 2022. 77(1): p. 131-139.
6. Chen, Y., et al. Effect of Moderate and Vigorous Aerobic Exercise on Incident Diabetes in Adults With Obesity: A 10-Year Follow-up of a Randomized Clinical Trial.. JAMA Intern Med, 2023. 183(3): p. 272-275.